Se já existem empresas competindo em rapidez e compatibilidade no espaço de navegadores desktop, por que não transportar essa batalha para o setor de navegadores em dispositivos móveis? É isso que uma empresa chamada Blaze Software decidiu fazer. Ela executou mais de 45 mil testes com navegadores tanto do iOS quanto do Android e descobriu que navegar em páginas usando o sistema móvel do Google é mais rápido. Mas deixaram de fora alguns detalhes.

Segundo a empresa, os testes foram feitos num iPhone 4 rodando o iOS 4.3 e no Nexus S rodando o Android 2.3, ambos conectados à internet por meio de uma rede WiFi. Dessa forma eles estariam comparando hardwares recentes, com as últimas versões do sistema operacional e sem depender da rede de dados de uma operadora, algo suficientemente justo. Os testes então mostraram que em 84% das vezes, o navegador do Nexus S abriu as páginas mais rápido do que seu concorrente, o que gerou o gráfico abaixo.

Depois de calcular mais alguns números, eles também concluíram que o navegador do Android abria páginas em 2.1 segundos em média, enquanto que o do iPhone abria sites em 3.2 segundos. E isso também gerou mais um gráfico.

Mas como bem aponta o pessoal do site Loopinsight, a Blaze Software não levou em consideração um detalhe. Apesar da versão 4.3 do iOS contar com um Safari melhor e mais rápido, segundo a Apple, ele nunca foi usado nos testes. Segundo a documentação da própria Blaze eles usaram aplicativos personalizados para o teste. Porém, tais aplicativos não abrem páginas no Safari do iOS e sim em outro navegador baseado nele, chamado UIWebView. Esse navegador não recebeu nenhuma atualização de performance com a versão 4.3 do iOS, então não foi exatamente o mais justo dos estudos.

Como o site da empresa está fora do ar no momento de publicação desse post, não sabemos se eles pretendem refazer os testes. Mas seria o mais justo, nesse caso.

Atualização às 09:02 do dia 18/03 | A Blaze admitiu que os testes foram falhos.

Com informações: Gizmodo, Loopinsight.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

robertoafonso2015
O UC Browser é mais rápido que os dois, testem e depois me falem: http://bit.ly/ucbrowser-0409-5
Wedley Vieira
o Android e melhor mais o iOS também
Caio Furtado
Poderiam ter testado com o Skyfire ou com o Opera Mini. Por que né...
Ramon Melo
Eu já mexi no Milestone 1, era um celular muito confortável de se usar (mas nem tanto de se carregar). Embora eu use o smartphone como ferramenta de produtividade (web, e-mails, documentos), não sei como seria jogar ou assistir um vídeo nele, por exemplo. Para testar a bateria, você teria que ficar com ele um dia inteiro, no mínimo, é mais fácil ver o resultado dos testes de duração da bateria nos reviews mesmo. Esse review da revista INFO elogia a duração da bateria: http://info.abril.com.br/reviews/hardware/smartphones/smartphone-motorola-milestone-2.shtml?4 Na dúvida, compra pela internet, assim você tem um prazo de uma semana para devolver o aparelho e recuperar o seu dinheiro, previsto pelo CDC.
Rafael The Mist
Verdade. Lembrei de quando você vê cobrança de penalty de times que você não torce. hehe.
Matheus Oliveira
No dia que eu brincar um pouco com um eu mudo minha opinião, sabe como é não dá pra confiar em tudo que lê na internet...
Alexandre
nao esqueça da samsung, que aos trancos e barrancos esta tentando seu lugarzinho ao sol.
Lofwyr
Eles estão esperando o Firefox 4 Mobile abrir as páginas ainda, para incluir os resultados. :P
@anderson_onir
Que empresa mais mediocre essa Blaze, qualquer detalhe faz a maior diferença em benchmark... Querendo se passar por uma empresa séria, e fazer um teste tendencioso desses!!!
@rhobsonv
Desculpa mas, qual smartphone com Android roda Flash mesmo? Até onde eu sei, AINDA não existem... :D
rafaelhbarros
Isso explica então o fato do teu celular android não ser atualizado, né?
@carolicarmike
Vou te dizer uma coisa, ainda bem que a Apple existe, mesmo não gostando de sua política de supressão e de limitação de funcionalidades, se não fosse a maçã, ainda, teríamos verdadeiras "carroças" portáteis. Com o advento do iPhone, empresas como a #HTC correram atrás e produziram smartphones até mesmo melhores, como o #HTCDesire. Por isso, OBRIGADO APPLE.
Alexandre
ninguem me indicou tratamento mental, entao acho que estou bem :P nao discordo de vc, apenas quis ver com meus proprios olhos e comparar por minha experiencia. A verdade eh que velocidade nao eh tudo quando se navega na internet, senao o opera seria o mais usado, nao eh? A outra verdade é que a apple eh a empresa a ser alcançada, entao tudo que acontece nesse nicho de mercado, se remete a comparacoes com as coisas da maça.
Ramon Melo
Vou lançar um teste: quem carregar mais rápido essa página, é o fodão dos mobile browsers: http://www.adobe.com/products/flashplayer/
Ramon Melo
Milestone 2, procura uns reviews aí pela internet.
Exibir mais comentários