Você escreve aquele e-mail todo pimpão, diretamente na interface mobile do Gmail para iPhone. Aí chega a hora de enviar a mensagem, e lá está o iPhone com dificuldades de realizar o envio. Simplesmente o e-mail não vai… Para evitar frustrações como essa, o Google adota a partir de hoje uma nova barra de conexão para informar esse tipo de coisa.

Segundo o Google, a interface mobile já é perfeita porque tem tudo o que os usuários mais gostam com um visual simples e fácil de entender. Lá estão as estrelinhas, os marcadores, os indicadores da Priority Inbox, e muito mais. Só falta mesmo saber quando o Gmail Mobile está 100% funcional.

Barra de conexão em funcionamento

Acima você vê a barra de conexão, que fica flutuando no rodapé da tela quando uma nova mensagem é enviada. O mesmo vale para o caso de o Gmail tentar atualizar a listagem de mensagens sem sucesso. Nesse caso, a mesma barra apresenta a mensagem de que está off-line.

É incrível como o Google consegue desenvolver verdadeiros aplicativos baseando-se apenas nas tecnologias do HTML5, empregadas diretamente no Safari Mobile. Acredite, essa nova barra vai avisar inclusive quantas mensagens estão na caixa de saída, esperando que a conexão volte para que sejam enviadas quase instantaneamente.

Essa é a mesma abordagem empregada na versão mais recente do YouTube para iOS e para Android, que recebeu uma série de recursos. Além disso, ficou visualmente mais agradável. Eu me pergunto: por que a Apple mantém a app velhota do YouTube como padrão do iPhone, quando a web app é bem melhor?

Essa novidade está presente no iOS 4 apenas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados