Antes de criarem um sistema de inteligência artificial e se unirem para aniquilar a humanidade, os robôs ainda vão ajudar bastante o homem. Seja na construção de prédios, em fábricas de carros e computadores ou em missões espaciais, eles ainda nos são bem úteis. E agora um time formado pelos melhores e mais sofisticados robôs de resgate serão usados para salvar vítimas dos desastres naturais que ocorreram no Japão.

Esse aí abaixo é o Quince, criado e desenvolvido pelo pesquisador japonês Eiji Koyanagi em 2010. Além de conseguir passar por terrenos pedregosos e desiguais com até 1,58 m/s de velocidade, ele também conta com sensores que podem detectar ameaças radioativas, biológicas e químicas. Koyanagi já está se preparando para colocar o robô para trabalhar nas cidades afetadas.

Já na foto abaixo está o Active Scope Camera, um robô criado em 2007 pelo pesquisador também japonês Satoshi Tadokoro que se inspirou nas articulações de uma cobra para desenvolvê-lo. O robô serve para explorar escombros e procurar por possíveis vítimas co ma ajuda da câmera e uma lanterna na ponta. Ele consegue se locomover a 7 cm/s e já foi usado em cidades americanas que sofreram desastres antes.

O time também vai contar com a ajuda da CRASAR, uma organização americana especializada em robôs de resgate. Eles só aguardam um convite de oficiais japoneses para ajudar no resgate, enviando mais robôs como o Scope, rovers e até veículos aéreos.

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guest
vsf ajuda sua mae kkkk
Hernani
Quantos desses robos vão fazer parte da operação?
@brunogdb
Rafa, este trecho "...procurar por possíveis vítimas co ma ajuda da câmera e uma lanterna na ponta..." não seria "com a ajuda" invés de "co ma ajuda"? Sobre o post: Excelente investimento que pode servir muito, ainda mais o segundo robô que pode ser mais acessível!
Caio Furtado
Legal, bom investimento... Só espero que ele realmente ajude.
Turdin
Muito bacana esses robos, espero que consigam salvar muitas vidas.
Theus
Aquele robô cobra ali é maneiro pacas. Queria um pra achar minhas coisas nas gavetas :(
Theus
Aquele robô cobra ali é maneiro pacas. Queria um
Gabriel Silva
Que boa notícia, pelo menos para os japoneses. E ao contrário do que muitos pensam, os robôs não vão dominar o mundo e sim a Google. :P
Alexandre
Eles podem se enfiar onde as pessoas nao conseguem. Logo logo eles substituem os cachorros e gatos :p
@caiodouglas
Matéria interessante. A propósito tem 1 erro ai no texto "co ma" ao invés de "com a"
Eduardo
Fico me imaginando como vão ser os robos de resgate daqui uns 20 anos...
EDI LOPES
Nao sao aqueles robos de filmes, mas ja eh um robozinho neh srsrsr Se uma vida for salva ja valeu todo o trabalho.
Rafael The Mist
São esses tipos de investimento que valem sempre a pena.