Início / Arquivos / Internet /

Facebook vai tentar evitar suicídios

Rede social permitirá reportar amigos em situação de depressão ou ansiedade.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

As nossas relações sociais estão cada vez mais baseadas no mundo virtual. Isso vale não só para bons momentos, como quando um amigo anuncia que se casou por meio do status de relacionamento na rede social, mas também para situações complicadas. A depressão, por exemplo, será combatida graças a uma parceria entre o Facebook e uma organização que oferece apoio e aconselhamento sentimental gratuito.

A equipe do Facebook já está trabalhando em um novo sistema que permitirá a usuários que reportem quando acharem que um determinado amigo está numa situação em que pode cometer o suicídio. A depressão é apenas um dos variados motivos que podem levar a esse quadro complicado. Em jogo, a tentativa de dar assistência a essa pessoa antes que o pior aconteça.

Nos testes que já foram realizados, a organização Samaritans afirma que o resultado foi bastante positivo. E o mais bacana é que, por depender de avisos enviados por amigos, não houve sequer um trote informando sobre uma pessoa que poderia cometer suicídio, mas que na verdade estava de bem com a vida – com direito a amigos brincalhões querendo colocar o serviço em xeque.

A filosofia por trás desse novo recurso diz que, por ser amigo, a pessoa que envia o aviso está mais preparada para dizer quando a pessoa está num momento difícil. Aí entram em ação os consultores da Samaritans, uma rede de quase 19 mil pessoas que dão suporte emocional para depressão, ansiedade, sentimentos ruins, e por aí vai.

Essa é mais uma iniciativa inteligentíssima que – espero – dará muito certo. E parabéns ao Facebook por assumir esse papel de ajudar as pessoas quando parecer necessário, ou ao menos permitir que essa ajuda chegue de uma maneira mais fácil e menos onerosa.

Com informações: ZDnet.