Início » Arquivos » Legislação » Fox envia notificação para que Google pare de linkar outras notificações

Fox envia notificação para que Google pare de linkar outras notificações

Avatar Por

Talvez você nunca tenha ouvido falar da DMCA. É uma lei americana, que acaba sendo usada em diversos países como parâmetro, que faz algumas exigências relacionadas a direitos autorais. Por exemplo, de uma empresa descobre que seu conteúdo protegido por copyright caiu na rede, ela pode enviar uma notificação extra-judicial pedindo que o conteúdo seja removido – eu mesmo já fiz isso; se o responsável pelo site é sério, ele remove.

O mesmo é feito para que os buscadores parem de linkar conteúdo com copyright, uma forma de evitar que uma simples busca no Google leve o internauta para aquele conteúdo pirateado (se funciona ou não são outros quinhentos). O curioso é que, de vez em quando, vazam notificações com situações absurdas.

A Fox, produtora de filmes que você já conhece, enviou para o Google algumas notificações para remover dos resultados de busca algumas páginas que levavam para o download do filme Avatar. Eis que o Google procedeu do jeito que a empresa, e ainda enviou cópias das notificações para o site Chilling Effect, que funciona como um grande banco de dados sobre os pedidos envolvendo DMCA.

Ao buscar pelas URLs anteriormente contendo download de Avatar, o usuário chegava apenas à cópia das notificações no Chilling Effect, que não continha nenhum arquivo ilegal. Não é que o pessoal do jurídico da Fox enviou uma nova notificação para o Google, dessa vez pedindo que as páginas do Chilling Effect fossem removidas do índice?

A desculpa da Fox foi de que as páginas do Chilling Effects continham links para conteúdo ilegal. E o mais bizarro é que o Google realmente fez o solicitado na notificação, sem sequer atentar para o fato de que o buscador é parceiro do Chilling Effects na tentativa de dar transparência aos pedidos que citam a DMCA. Pois é…

Com informações: TorrentFreak.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@QG10g
Eu gostava desse problema da Google: Do que adianta fazer um processo todo sendo que é só clicar no link da notificação e ir nos sites bloqueados? Era ótimo pra ver coisas bloqueadas!
Hernani
O Google optou por não comprar briga por tão pouco, afinal o que já existe de processos por o Google linkar sites de conteúdo pirata já basta de dor de cabeça
@AntonioVeras
Cara, já ouvi falar muito deste filme. Vou ter que baixar.
Uk2
Tipo, peguei alguma url lá da notificação e coloquei no google só uma parte da URL... e sempre retorna o chillingeffects e mais um site de torrent...
Matheus Oliveira
Vamos processar um site de busca, porque um usuario pode buscar downloads piratas e o pior de tudo: o site de buscas busca isso... Por favor né fox, O google só mostra os resultados. Na analogia do assassinato: Um homem matou sua esposa, como não conseguiram processar a fabrica de armas, vão processar quem vende o aço... O homem é o camelô, a fabrica de armas é quem postou, o google é a metalúrgica.
@_canalle
Tenho a mesma opnião. Site de buscas é nada mais que um banco de dados da biblioteca mundial, se não existe na biblioteca...
@brunogdb
Google pode ficar sem, mas o Bing ainda existe e podemos usar. E Fox, só nos mostrou um novo site para baixar filmes :P. Agora todo mundo quer processar a Google por mostrar resultados, ai ai...
Alenonimo
É como uma faxineira com pés sujos. Enquanto ela empurra o rodo com o pano de chão limpando o que tá na frente, ela vai sujando por onde passa. É cômico.
Thássius Veloso
MEDO.
Mário Yanase
Pior que, no final das contas, de nada adianta pedir pra excluir um link das buscas se ele, por via indireta, ainda aparece. Nesse aspecto, a Fox até teria razão. Por outro lado, no entanto, porém, como fica a questão da transparência? Com todo esse poder nas mãos do Google para excluir sites dos seus resultados sem sabermos a razão, o cenário "internético" é um tanto quanto perigoso. Eu passei por isso. Lembro-me de quando fui penalizado pelo Google sem nem saber o porquê. É complicado... Ainda bem que, hoje em dia, há "n" maneiras de se divulgar um site, como o Facebook, por exemplo. Depender apenas das buscas do Google era/é complicado.
Caio Furtado
Naaah, ela faz isso só pra abaixar a poeira.
Gabriel Silva
Menos um passo para a dominação, Google.
Theus
Daqui a pouco a Fox envia uma notificação para que o Tecnoblog remova o link do Chilling Effects no post, haha.
Alexandre
Que rolo!
Pierre
Ah, mas ele deve ter tirado somente de pesquisas como "download serie X". Se pesquisar por "Chilling Effects" e algum nome de série, por exemplo, continua tendo resultados.
Exibir mais comentários