Ubuntu 11.04 terá barras de rolagem sobrepostas

Parece até que copiaram as barras de rolagem do Mac OS Lion, em estágio alpha.

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado há 1 semana

Uma coisa que sempre me incomodou em qualquer sistema operacional que mexesse era a implementação das barras de rolagem na UI (User Interface) do sistema. Elas ficavam dentro da “área útil” da janela e invariavelmente acabavam consumindo um espaço considerável da mesma, além de serem feias e antiquadas. Pois bem, com a chegada do Ubuntu 11.04 isso está para mudar: agora as barras de rolagem serão externas!

Na verdade, não exatamente “externas”, mas sim sobreposta às janelas, deixando de ocupar aquele espaço gigante e aparecendo somente quando você posiciona o mouse em cima da área de rolagem. Segundo Mark Shuttleworth, o time de designers da Canonical se “inspirou” (eufemismo para “copiaram mesmo, e daí?”) no design das barras em dispositivos móveis, que pelo próprio tamanho reduzido da tela tentam aproveitar ao máximo a área útil dos programas.

Comparando as imagens, é possível perceber o ganho na janela

O resultado, como vocês podem ver no vídeo abaixo, é impressionante. As janelas ficam mais limpas, o espaço dentro delas aumenta, e o uso permanece exatamente o mesmo, evitando que os usuários fiquem perdidos:

Essa alteração estará disponível na versão final do Ubuntu 11.04, que deve sair no dia 28 de abril, mas se você já está usando alguma versão alpha do Ubuntu e quiser testar a novidade, utilize os comandos abaixo no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:ayatana-scrollbar-team/release; sudo apt-get update
sudo apt-get install liboverlay-scrollbar-0.1-0
LIBOVERLAY_SCROLLBAR=foo gnome-appearance-properties

E voilá! 🙂

Com informações: OMG! Ubuntu

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados