Início / Arquivos / Computador /

Mac OS Lion: Time Machine não vai depender de HD externo

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Promessa para os próximos meses, o Mac OS Lion tem em sua lista de novas funcionalidades alguns itens que farão inveja à concorrência. Outros, claro, são melhorias do que o Snow Leopard já apresenta. O Time Machine, por exemplo, cria backups periódicos do sistema em um disco rígido externo. Pelo menos era assim até chegar o Lion, que permite backup no próprio HD.

Time Machine atual requer HD externo

Quem descobriu a novidade foi o pessoal do 9to5 Mac. Ao iniciar o aplicativo do Time Machine, apareceu a opção de Local Snapshots (esse é o nome em inglês, mas a Apple certamente vai traduzi-lo). Em vez de escolher um HD externo, o usuário pode muito bem optar por usar o HD que está instalado no Mac também para o backup dos arquivos.

O curioso é que os Snapshots têm um conceito diferente do backup comum. Em vez de criar uma imagem de todos os documentos e arquivos, esse recurso vai salvar apenas as modificações feitas nos arquivos, o que deve inclusive ajudar na hora de economizar espaço.

É importante notar que esse tipo de procedimento não é exatamente um primor de segurança. Afinal de contas, as boas práticas de backup sempre deixaram bem claro que cópias de segurança devem ser feitas em um segundo disco. E se esse disco dá problema? É evidente que você acaba ficando sem qualquer opção na hora de recuperar os seus dados.

Os Local Snapshots devem funcionar em parceria com o Versions, outro recurso por enquanto inédito, mas com estreia prevista no Lion, que permitirá criar cópias de segurança de documentos nos quais o usuário está trabalhando. Sabe aquele relatório gigantesco que deve ser entregue na semana que vem? O usuário poderá visualizar as mudanças feitas nele ao longo do tempo.

Assistente de backup do Windows 7

O Windows 7 conta com recurso similar, o assistente de Backup e Restauração, que agiliza o processo de realizar cópias de segurança. No entanto, tem pré-requisitos similares ao Time Machine, o que inclui um HD diferente daquele no qual o sistema está rodando.

Eu continuo recomendando a SugarSync para quem quer fazer backup dos dados aproveitando os recursos da computação na nuvem.

Atualização às 13h24 | Adição de mais informações.