Promessa para os próximos meses, o Mac OS Lion tem em sua lista de novas funcionalidades alguns itens que farão inveja à concorrência. Outros, claro, são melhorias do que o Snow Leopard já apresenta. O Time Machine, por exemplo, cria backups periódicos do sistema em um disco rígido externo. Pelo menos era assim até chegar o Lion, que permite backup no próprio HD.

Time Machine atual requer HD externo

Quem descobriu a novidade foi o pessoal do 9to5 Mac. Ao iniciar o aplicativo do Time Machine, apareceu a opção de Local Snapshots (esse é o nome em inglês, mas a Apple certamente vai traduzi-lo). Em vez de escolher um HD externo, o usuário pode muito bem optar por usar o HD que está instalado no Mac também para o backup dos arquivos.

O curioso é que os Snapshots têm um conceito diferente do backup comum. Em vez de criar uma imagem de todos os documentos e arquivos, esse recurso vai salvar apenas as modificações feitas nos arquivos, o que deve inclusive ajudar na hora de economizar espaço.

É importante notar que esse tipo de procedimento não é exatamente um primor de segurança. Afinal de contas, as boas práticas de backup sempre deixaram bem claro que cópias de segurança devem ser feitas em um segundo disco. E se esse disco dá problema? É evidente que você acaba ficando sem qualquer opção na hora de recuperar os seus dados.

Os Local Snapshots devem funcionar em parceria com o Versions, outro recurso por enquanto inédito, mas com estreia prevista no Lion, que permitirá criar cópias de segurança de documentos nos quais o usuário está trabalhando. Sabe aquele relatório gigantesco que deve ser entregue na semana que vem? O usuário poderá visualizar as mudanças feitas nele ao longo do tempo.

Assistente de backup do Windows 7

O Windows 7 conta com recurso similar, o assistente de Backup e Restauração, que agiliza o processo de realizar cópias de segurança. No entanto, tem pré-requisitos similares ao Time Machine, o que inclui um HD diferente daquele no qual o sistema está rodando.

Eu continuo recomendando a SugarSync para quem quer fazer backup dos dados aproveitando os recursos da computação na nuvem.

Atualização às 13h24 | Adição de mais informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

phormigon
Ok, Gabriel... Você tem razão - não necessariamente a pessoa está usando seu computador pessoal. Retifico minhas palavras em respeito à esses casos. Mas que é engraçado ver um "layout" nesse aspecto, ah isso é, ehehehe!!! Até.
Gabriel Bemfica
Isso não é algo exatamente ruim. Muitas vezes alguém tem um Mac em casa, mas usa PC no trabalho (e vice-versa), ou não está comentando do seu computador habitual. Quando meu MacBook foi pro reparo, não deixei de afirmar, quando pertinente, que usava um Mac, apesar de ficar usando um PC nesse meio-tempo.
Gabriel Bemfica
Dá pra fazer isso no Mac OS também, pelo Time Machine. Mas como, na maioria das vezes, o problema é no disco, e não na partição, então não faz muito sentido esse backup.
Caio Furtado
Somos dois.
phormigon
Eheheheh.. o melhor é ver as pessoas falando "eu uso tal sistema..." e o site acusar o uso de outro sistema. Huahuahauhua...
Hernani
Por mais que sei que iria ficar maluco de perder meu HD com tudo que tem lá, ainda não pratico as boas práticas do bkp, iria precisar de outra HD de 1Tb
Erick
Eu uso essa opção de backup do Windows 7 no mesmo HD, em outra partição.
@danimaiochi
na verdade o negócio de "economizar espaço" fazendo somente a mudança dos arquivos nos backups o snow já faz. mas o "CVS" do sistema operacional vai ser interessante I'm looking forward to :)
Rodrigo Fante
O Lion está ficando muito bom, principalmente o melhoramente das funções multi touch. Dêem uma olhada no vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_fC2JA4GOxA
John
Ok, mas se a função do backup é evitar a perda de dados no caso de uma falha no disco, porquê eu armazenaria ele no mesmo local onde estão os dados originais?
Gabriel Silva
Isso é verdade, realmente há poucas mudanças... mas acho que o Lion é ao menos um pouco superior, mas só daqui a algum tempo que vamos descobrir...
Marcos
O Lion está maravilhoso. Para um primeiro beta ele tem algumas falhas, mas isto não me impediu de mandar meu Snow Leopard para o espaço e passar a usar o Lion como meu único sistema. Claro, varios aplicativos não funcionam, mas isso é normal no Sistema Operacional completamente novo. Mas nada que atrapalha a usabilidade.
Thássius Veloso
Parece, mas não é. O Lion será mais um "Service Pack" com melhorias que vêm desde o Leopard. Algumas funcionalidades novas são bem interessantes, mas nada é absolutamente inédito e bacanudo, como aconteceu no salto do Windows XP para o Windows 7 (sim, desconsiderei o Vista) ou no salto do OS 9 para o OS X.
Gabriel Silva
Muito interessante, esse Lion parece ser bem superior ao Leopard... :D
@gmarcio
Ótima funcionalidade, bom pra pode ter alguma alternativa além de mídias externas.