Considere isso: já uso a internet há uns bons 10 anos. Já vi toda sorte de gadgets com formas que variam entre a mais absurda e estranha às mais sutis e sublimes. Em sua maioria, os gadgets na categoria ‘estranhos’ costumam ser acompanhados de uma característica peculiar: serem inúteis. Apesar do gadget abaixo se encaixar perfeitamente nessa categoria (e no flash da câmera também), ele quebra o clichê ao se provar bastante útil para fotógrafos.

Aparentemente a fabricante não decidiu num nome | Clique para ampliar

Esse é o Ring Flash Adapter, ou adaptador para flash em anel em bom português. O que ele faz é redirecionar o flash da câmera DSLR para a frente da lente por meio de uma série de espelhos refletores dentro do adaptador. Dessa forma, a luz disparada pelo flash vai ser difundida igualmente no objeto que está sendo fotografado. Genial, certo?

Ele está à venda por 40 dólares no no site do fabricante, onde você também pode ver alguns exemplos de fotos tiradas com o adaptador. O preço do frete para fora dos EUA é de 12 dólares, mas demora de 2 a 4 semanas para chegar.

O adaptador se encaixaria perfeitamente em um dos posts no estilo “Eu quero“, aqui do TB. Mas para querê-lo, eu precisaria primeiro ter uma câmera DSLR. Afinal de contas, ele provavelmente não vai funcionar na minha point-and-shoot. Além de me deixar com cara de idiota ao tentar encaixá-lo.

Com informações: Wired/GadgetLab.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

al_maia
Eu mesmo não andaria nem que me pagassem bem.
al_maia
Não devia. Flash em shows além de muitas vezes ser proibido, atrapalha o artista e ainda f**e com a iluminação projetada especialmente para o evento.
al_maia
Não tem absolutamente nada a ver o flash com a aproximação da objetiva ou algo do tipo, se é o que está insinuando.
Caio Furtado
Tem louco pra tudo, hoje em dia...
Caio Furtado
Claro, depois que você gasta uma pequena fortuna comprando uma DSLR, alguma coisa tem de compensar? Por que, né...
Rafael The Mist
Só macro? Já vi neguinho usando um desses em um show, ao lado do palco.
Hernani
Ela parece ser muito útil, mas quero ver qual fotografo tem coragem de andar com esse negócio bizonho pendurado na sua câmera fotográfica
Jairo
Exato na linha das Point and Shoot da Canon alem da G12 este flash poderia ser usado também nas superzoom SX 10IS, SX20 IS e SX 30IS.
Jairo
@bruno_cas o que você achou deste ring ? conseguiu ajustar adequadamente a potência de disparo do flash usando este acessório ?
Jairo
O flash ring é usado para macro fotografia, não colocaram nenhuma macro nos exemplos, mas confesso que nunca tinha visto nada parecido com isto, e não precisa ser necessariamente uma DSLR, as Point and Shoot mais avançadas conhecidas como Bridges tem sapatas para flash e poderiam utilizar este acessório, bem verdade que a potência de disparo do flash vai ter que ser ajustada de forma manual, mas valeu pela curiosidade !
@brunogdb
Aposto uma nota que ele servirá para trolls atrapalharem a visão de amigos
Turdin
Juro que também pensei a mesma coisa.
@_eliasalberto
Flashs ciculares sao essenciais para fotografia em macro e de odontologia, por exemplo, na medida em que permitem uma iluminacao mais uniforme e sem sombras.
@cleitonsouza
Repetindo o que o André disse,ring flash é usado principalmente em fotos macro. Resta saber se o adaptador é bom mesmo, pois não custa nem 10% do valor de um ring flash! As fotos no site do fabricante se encaixam mais no estilo retrato, pra isso basta ter um difusor e um rebatedor no flash "comum". Ambos não chegam a custar R$ 50 :)
Andre
Este tipo de flash é comumente utilizado para realizar fotos macro deixando o assunto, que normalmente é pequeno, no centro e iluminando-o por igual em todos os lados. Este adaptador pode ser usado em point and shots desde que tenham sapata externa para flash. []'s
Exibir mais comentários