Liberdade total é poder usar um aparelho com todos os seus serviços e funções, certo? Não para os clientes da Oi, que podem encontrar várias dificuldades na hora de habilitar funções específicas do iPhone 4. Um advogado, cliente da operadora, recorreu à Justiça para garantir o funcionamento do tethering e do FaceTime. E o melhor: ele ganhou a ação.

José Augusto Zen Ferri comprou um iPhone 4 e correu para Oi, a operadora que não tem multas nem nada do tipo (é o que eles dizem, ok?). Depois de testar o aparelho das mais variadas maneiras, percebeu que tanto o compartilhamento da conexão por tethering como o videochat via FaceTime não funcionavam de maneira nenhuma.

Liberdade total? Sei não...

Junto com a documentação do processo, o advogado inclui um anúncio publicitário da Oi no qual a operadora afirmava oferecer o iPhone desbloqueado, listando tanto o tethering como o FaceTime como recursos do aparelho. Não é por acaso que a Comarca de Jaú, no interior de São Paulo, decidiu de forma favorável ao advogado.

A Oi está juridicamente obrigada a ativar os dois serviços no iPhone 4 do José Augusto o quanto antes. Caso não cumpra a decisão, a telecom terá que arcar com uma multa de R$ 100 por dia.

Por enquanto, a decisão da Justiça é válida somente para o caso específico de José Augusto Zen Ferri. O advogado, porém, garante que vai encaminhar uma representação ao Ministério Público, para que a Oi seja obrigada a ativar FaceTime e tethering em todos os iPhones 4 de clientes. Nada mais justo, oras.

Os amigos do Gizmodo Brasil ponderaram algo interessante: o FaceTime é um recurso que depende do Wi-Fi. Em outras palavras, nada tem a ver com a rede 3G da Oi. Por que diabos a operadora bloqueia até mesmo algo tão simples?

Com informações: Gizmodo Brasil, G1.com.br.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Denis Clay Maciel Ribeiro
Comprei um iphone 4 16 gb a 10 dias atraz da oi tenho um chip da oi plano de dados e também não tem a opção tethering estou ate vendendo mais barato pois vi que na vivo aparentemente há esta opção pessoal vamos nos unir pagar tão caro em um iphone 4 e não ter esta opção um abraço a todos a se quiserem me add [email protected] ou [email protected]
Mauro
Ridículo esse bloqueio de tethering. Eu era cliente vivo e mudei pra OI. antes funcionava, me dei mal. O negocio é divulgar em massa que na OI não funciona e migrar para outra operadora.
Caio Furtado
Não tanto assim. Pra elas, é lucrativo.
Caio Furtado
UAU! Incrível! Como não pensei nisso antes!
Caio Furtado
É só instalar o .apk gente, relaxa ai.
Caio Furtado
Quem ama bloqueia... q
Vinicius Vasques
no caso dos Iphones é necessario o sms para a ativação. Nos ipods e Macs é feito a partir do Apple ID
Vinicius Vasques
O Facetime não funciona na OI por que ela não envia sms internacionais (algo fundamental para o funcionamento do facetime). Em relação ao thetering acho uma putaria não habilitarem, aparentemente querem ganhar um trocado na venda de modens
Paulo
Ela bloqueia porque o tethering permite o compartilhamento do pacote de dados 3g com outros aparelhos (tablets ou celulares). Compartilhar seu pacote de dados com outros aparelhos significa menos um contrato que Oi deixa de vender. Tenho um E72 e com o joikuspot compartilho normalmente meu pacote de dados, mesmo sendo cliente da Oi.
Hernani
Não entendo, essas opções vem desbloqueadas, e a própria operadora bloqueia e depois vende, e meio burro essa atitude não?
Hernani
Ironia pouca é bobagem
@gribeiro_dev
Big Genius!
@gribeiro_dev
galera, bora criar um blog ou lista pra todo mundo que se sentir ludibriado possa unir forças pra acabar com esta PALHAÇADA? eu nem tenho iPhone 4, mas acho que a Oi tem que f**** mesmo!
@renato_cron
WTF seu eu comprar um Android que vem sem o gtalk, eu enfio o celular no rabo de quem me vendeu.
Guilherme macedo
Eu acho que a Oi sabe que dá pra fazer o FaceTime pelo 3G usando Jailbreak e por isso ela bloqueou essa função. Se ferrou Oi.
Exibir mais comentários