Início / Arquivos / Brasil /

Banda larga brasileira cresce 53% em um ano

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Você pode até reclamar da qualidade da sua banda larga, mas o fato é que mais e mais brasileiros têm acesso a esse serviço tão essencial. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações descobriu que o número de acessos à internet banda larga no país cresceu 53% em um ano.

No total, são 36,1 milhões de acessos, numa conta que inclui a banda larga via cabo e também a banda larga disponibilizada por meio de tecnologia sem fio (em outras palavras, o 3G). Houve um acréscimo de 12,4 milhões de acessos somente em 2010. Um crescimento e tanto!

Por sinal, a tecnologia 3G é um fenômeno. De acordo com a Telebrasil, a associação por trás do estudo, o crescimento no número de acessos provenientes da internet móvel cresceu gigantescos 85% entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011. Se a qualidade do serviço é boa, aí são outros quinhentos.

Esse crescimento exacerbado nos acessos à internet banda larga são reflexo de um país com economia em desenvolvimento, que busca hábitos similares aos de países ricos. Se lá nos Estados Unidos ou na Europa o que mais se vê são novas instalações de banda larga, é natural que nós queiramos algo similar por aqui.

Porém, é importante observar que o caminho ainda é longo para que o Brasil esteja numa posição confortável no que diz respeito ao acesso à banda larga. Para tanto, o Governo Federal criou o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pretende levar a conexão rápida a boa parte do território nacional até 2014. Tomara que dê certo.

Com informações: iG Economia. Foto: Flickr – acaben.