Você pode até reclamar da qualidade da sua banda larga, mas o fato é que mais e mais brasileiros têm acesso a esse serviço tão essencial. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações descobriu que o número de acessos à internet banda larga no país cresceu 53% em um ano.

No total, são 36,1 milhões de acessos, numa conta que inclui a banda larga via cabo e também a banda larga disponibilizada por meio de tecnologia sem fio (em outras palavras, o 3G). Houve um acréscimo de 12,4 milhões de acessos somente em 2010. Um crescimento e tanto!

Por sinal, a tecnologia 3G é um fenômeno. De acordo com a Telebrasil, a associação por trás do estudo, o crescimento no número de acessos provenientes da internet móvel cresceu gigantescos 85% entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011. Se a qualidade do serviço é boa, aí são outros quinhentos.

Esse crescimento exacerbado nos acessos à internet banda larga são reflexo de um país com economia em desenvolvimento, que busca hábitos similares aos de países ricos. Se lá nos Estados Unidos ou na Europa o que mais se vê são novas instalações de banda larga, é natural que nós queiramos algo similar por aqui.

Porém, é importante observar que o caminho ainda é longo para que o Brasil esteja numa posição confortável no que diz respeito ao acesso à banda larga. Para tanto, o Governo Federal criou o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pretende levar a conexão rápida a boa parte do território nacional até 2014. Tomara que dê certo.

Com informações: iG Economia. Foto: Flickr – acaben.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados