Na falta de Office por perto, o Google Docs é uma excelente alternativa para quem quer visualizar um documento – seja do trabalho ou da faculdade, seja um texto comum ou uma planilha – rapidamente, sem depender da instalação de software novo na sua máquina. Nessa semana, o Google adicionou 12 novos formatos de arquivos, para complementar as funcionalidades do Docs.

Como de costume em praticamente todos os serviços do Google, a visualização de documentos no Google Docs Viever é gratuita. Confira abaixo a lista de tipos de arquivo que Google Docs Viewer passa a suportar.

  • AuoCAD (.xdf);
  • Excel (.xls e .xlsx);
  • Illustrator (.ai);
  • Pages (.pages);
  • Photoshop (.psd);
  • PostScript (.eps e .ps);
  • PowerPoint 2007/2010 (.pptx);
  • .svg;
  • TrueType (.ttf);
  • .xml.

Existem duas maneiras de fazer o upload desses arquivos. A primeira delas é via e-mail: depois de adicionar o atalho, o Gmail automaticamente insere a opção de visualizar os documentos. Claro que isso só é válido para quem tem efetivamente uma conta de e-mail gerenciada pelo Google (ou seja: Gmail ou Google Apps).

Gmail oferece visualização de arquivo em PSD (Photoshop)

A segunda forma de usar o Docs Viewer é por meio do Google Docs tradicional. O serviço funciona como central de backup grátis e fácil de documentos, o que significa que os arquivos enviados para lá não serão deletados nunca (a menos que o Google venha à falência, o que não deve acontecer nos próximos anos).

Essa novidade é excelente para usuário do Office que não têm o aplicativo disponível quando está em um computador estranho, por exemplo. A integração do Google Docs com software da Microsoft garante que a maior parte das extensões usadas pelo Office (.doc, .docx, .ppt, .pptx, .xls e .xlsx).

Google Docs Viewer consegue abrir arquivo .psd | Clique para ampliar

É importante notar que boa parte desses novos documentos pode ser apenas visualizada na internet, sem qualquer chance de passar por edição. Imagine se o Google nos permitisse editar um PSD (do Photoshop) diretamente a partir do browser… Por enquanto essa é apenas uma ilusão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sonia Meireles
por favor como faço para passar uma planilha de excel, para o google docs, tenho contato no gmail.. Grata
Caio Furtado
Eu ainda sonho que um dia o Google Docs vai deixar de ser na nuvem e virar um executável. *-*
Caio Furtado
Concordo.
Hernani
Muito util para visualizar arquivos na máquina de terceiros, nem sempre tem o office instalado na máquina da pessoa
Gabriel Bemfica
Até onde eu me lembro, não há mais Corel DRAW pra Mac há um bom tempo. Não posso te afirmar isso com 100% de certeza, mas uns 90% digamos que sim.
Gabriel Bemfica
Completamente a prova de travamentos uma vírgula! Imagina se usar ele num IE6... ahuwehuawehuhuawehuwe
Gabriel Bemfica
O mesmo com eps, svg e ai. Formatos SVG já podem ser visualizados normalmente em qualquer browser mais novo, o browser renderiza a imagem como um PNG automaticamente.
Gabriel Bemfica
Alguns designers gráficos que têm receio de se atualizar acabam usando o Corel, mesmo. Eu uso Illustrator, mas meu tio, que também é desginer gráfico e há anos não se renova, usa Corel. Faz trabalhos bons e acaba tirando uma grana bacana com isso (2500/mês, trabalhando em casa e quando quer). Acho que, em um futuro próximo, haverá um nicho de mercado relativamente lucrativo para esses profissionais (como há hoje, por exemplo, para quem programa em FORTRAN), por um curto período de tempo, depois haverá a extinção completa do Corel DRAW.
Theus
.ai *-* O Illustrator é simplesmente sensacional. Estou tomando um curso de design gráfico e fico pensando "como não usava?" :o
Jaqueline
[]...a visualização de documentos no Google Docs "Viever" é gratuita. Leia em Espanhol e teremos a versão Justin Bieber do Google Docs.
Alexandre
hmm excel jah dava pra ver faz um tempinho. as outras adicoes sao uma bela mao na roda.
Gabriel Silva
Que ótimo. É a Google prosseguindo com seu plano de dominação.
Danilo
Ontem mesmo eu mandei um e-mail com um .psd anexado e minha reação ao ver a opção de visualizar foi "OH WAIT!". Achei muito bom adicionarem a possibilidade de abrir esses novos formatos.
Matheus Wichman
XML nem precisa qualquer notepad abre
Matheus Wichman
"se o arquivo for em CDR ( corel) eh bem capaz de dar pau" por isso que ninguém usa o Corel no Mac estraga a experiência.
Exibir mais comentários