A interface do navegador Chrome sempre foi bastante minimalista. Ele nunca contou com uma barra de menus, por exemplo, como a maioria dos outros browsers, mostrando que o foco do Google parece ser mesmo exibir o máximo possível de conteúdo da página que o usuário está navegando. E esse esforço minimalista deve continuar em um ponto que poucas pessoas imaginavam que poderia mudar: a barra de endereços.

Segundo o gerente de produtos Jeff Chang na lista de discussão de desenvolvimento do Chromium, algumas modificações foram propostas na interface e dentre elas estão os dois novos designs abaixo. O primeiro muda a barra de endereços para a própria aba e o segundo desloca a aba para um painel à esquerda, mas mantém a barra de endereços.

Adiós, barra de endereços | Clique para ampliar

As imagens foram retiradas da wiki usada no projeto Chromium, então pode ser que as alterações não afetem somente o navegador Chrome mas também o sistema operacional que leva o mesmo nome. Na página também há um terceiro novo design direcionado para telas sensíveis ao toque. Mas como bem esclarece Chang, esses designs são provisórios e não estão definidos ainda, portanto podem tanto mudar drasticamente como podem nunca ser implementados.

Um ponto que talvez o Google não pensou ao tirar a barra de endereços é sobre a segurança dos usuários. Se eles não implementarem algum tipo de aviso para páginas com certificado de segurança inválido, retirar ou esconder a barra de endereços pode facilitar ataques via phishing. Mas eles são o Google, então provavelmente vão pensar em uma forma de remediar isso. Se realmente quiserem fazer tal mudança, claro.

Com informações: Slashdot. Imagens usadas sob licença Creative Commons 2.5.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ibraim
Já tava na hora! Quantas vezes já precisei disso...
Turdin
Você realmente leu a notícia, está falando sobre barra de endereços, não de ferramentas... Que por sinal ambos os browsers possuem.
Caio Furtado
Relaxa ai gente, eu explico. Eu uso o Chrome a um tempinho, e ele não possui barra de ferramente. Já o Opera, ela existe, porém é opcional e pode ficar escondida. Dai acabei me acostumando com a falta da barra. Sacaram?
Matheus Oliveira
onde? Ao menos o ubuntu que eu uso é mais parecido com um win7 Você quis dizer slackware...
Matheus Wichman
Veja bem, a rodinha ele reconhece mas não quando clico nela e subo o mouse como se eu querese rolar mais rápido, entende?
PF
Well, a idéia de barra retrátil como acontece no F11 do Firefox é até plausível. Some quando se concentra no conteúdo, aparece quando requisitada. Até que é uma boa. Eu certamente não usaria no dia-a-dia, mas poderia usar em algumas ocasiões. Sendo assim e opcional, demorou!
Gabriel Silva
No meu Ubuntu reconhece sim, ué!
Gabriel Silva
Opa, isso já existe?
Gabriel Silva
Desses dois designs preferi o primeiro, mas acho que se a Google mantesse a barra de endereços somente quando estamos digitando nela, e depois ela ocultasse automaticamente, seria melhor...
Guilherme Carlos
O próximo passo do minimalismo é fazer igual os navegadores de celular. Só fica a página, dai quando você quer que os menus apareçam, aperte um botão (a lá F11)
Matheus Wichman
So colocar pra barra ocultar automaticamente, mas eu nunca testei com o browser maximizado e ela ocultada tenho mania de Macuser de usar tudo "desmaximizado"
@brunogdb
Eu gostei pois o meu monitor não é lá muito grande e a barra superior do Gnome atrapalha um pouco. Daqui a pouco, os navegadores só irão mostrar a página, poxa, cada dia eles ocultam mais uma coisa, quem sabe depois você não aperte, por exemplo, o F2 e apareça tudo, O.o. Eu acho que esta modificação, poderia só mostrar caso o usuário gostasse, aí sim, os netbooks teriam mais vantagens!
Matheus Wichman
Claro, vendemos de tudo: barata, rato, cabo de pc, cd não-virgem, distro do Ubuntu em cd. Hehehhe
Matheus Wichman
voltar/avançar/atualizar/parar já pode tirar mas barra de rolagem nem pensar o chrome no ubuntu não reconhece o botão da rodinha do mouse.
Caio Alexandre
Serious business. :P
Exibir mais comentários