Depois de reavaliar sua estratégia e anunciar uma grandiosa parceria com a Microsoft, a Nokia iniciou uma tentativa de se aproximar dos desenvolvedores. Diversas vantagens estão nos planos da empresa para essa categoria de profissionais tão vital no desenvolvimento de um ecossistema vitorioso. Até smartphone de graça a fabricante finlandesa vai dar os devs.

Para atrair mais programadores para o Launchpad, seu programa destinado ao desenvolvimento de novos aplicativos, a Nokia primeiramente reduziu a taxa de anuidade do programa. Custando algo em torno de R$ 680, está de graça durante o primeiro ano.

Nokia E7 será distribuído entre os devs

Completando a estratégia, a empresa anunciou nessa semana que vai distribuir celulares Nokia E7 de graça entre os desenvolvedores. O aparelho roda Symbian^3 graças a um processador com 680 MHz de clock e e 256 MB de memória RAM. Além desse aparelho, a companhia prometeu outro smartphone, dessa vez rodando Windows Phone 7, “assim que estiver disponível”.

Tudo isso é para “ajudá-los [os programadores] com suas atividades de desenvolvimento no curto prazo”, de acordo com um comunicado enviado pela Nokia aos devs. Como a Nokia sabe que mais aplicativos são necessários tanto para o Symbian como para o WP7, a empresa vai oferecer entradas gratuitas para o Nokia World, auxílio para adicionar app à Ovi Store e muito mais.

Em outras palavras, a companhia está prometendo mundos e fundos para que os desenvolvedores se mantenham fieis a ela. Será que dessa vez a empresa decola? Ou vai continuar como a plataforma de petróleo em chamas?

Vale lembrar que a finlandesa não é a primeira a fazer isso. Tanto a Dell como a Microsoft prometeram aparelhos de graça, mas para seus próprios funcionários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Ele vão te mandar um E7 com Symbian para você começar logo com o Windows Phone? É isso mesmo produção?
Hernani
Boa!!! hauhuauhuaha
Hernani
Ótimo incentivo, desenvolvedores costumam ser fiéis a uma plataforma de desenvolvimento, aquela que for mais atrativa e tiver mais beneficios, com certeza será escolhida
@AntonioVeras
A cuma?
@Swdezebelles
Haha Tow nessa tb.
Paulo
Desculpe, mas antes disso, vc tem que aprender a escrever.
João Victor
eu faço apps ja fis alguns para symbian e Android é que meu pai trabalha em uma empresa a offscreen fais apps até para symbian 5 e sao legais eu tenho um Android oda samsung o Galaxy S é bem legal e eu tenho varios apps que eu mesmo criei e acho que vou tentar criar para WP7
Gabriel Bemfica
Em alguns meses vou tentar isso aí, só me aprofundar mais na faculdade.
Turdin
Pelo jeito ser desenvolvedor hoje em dia ta valendo a pena...
Sofia
Realmente a Nokia tem que começar a correr atrás. Li uma matéria no site www.maniadecelular.com.br que falava que as vendas de iPhones e Android estão superando as vendas da Nokia em smartphones e a empresa está realmente em crise. Bem, espero que se recupere logo.
Rubens Brilhante
Não vale a pena dar um celular de graça se não melhorar o atendimento ao desenvolvedor. O processo de avaliação dos apps é lento e além disso eles demoram 2 semanas, no mínimo, para responder um email. Além da loja ter seus problemas, como usuários que baixam apps PAGOS gratuitamente por erros na Ovi. Tudo isso acontece com meu chefe. E ganhar cel? Ele já ganhou 2 N8. Não vale a pena. Agora ele está testando um smart da hp-palm. Enviado de graça, e pelo que eu vi, muito superior em ferramentas para desenvolvedores e o market que funciona. Nokia pode ser boa em outras coisas mas com o desenvolvedor ela peca muito. Pronto falei.
Jairo
Vamos quanto tempo ELOP aguenta no cargo de CEO depois da cagada histórica !
Dymas Sousa
Também quero saber! kk
Ramon Melo
Não precisa pagar nada. É só desenvolver algum app (in)útil que seja baixado umas 50 mil vezes e voilà, aparece um E7 na sua caixa de correio.
@brunogdb
Onde eu faço meu cadastro de desenvolvedor? kk
Exibir mais comentários