O Google anunciou que 29 times de 17 países diferentes deverão participar de seu Google Lunar X-Prize, competição lançada em 2007 que pretende “estimular as viagens espaciais de baixo custo” até a Lua em troca de um prêmio de US$ 30 milhões (ou R$ 50 milhões).

Para tanto os times deverão contar com pelo menos 90% de capital privado para desenvolver uma nave não-tripulada capaz de viajar os 380 mil quilômetros que separam a Terra da Lua, voar a menos de 500 metros da superfície lunar, registrar seu feito em vídeo e então voltar para casa com segurança.

“A corrida espacial privada está oficialmente lançada”, afirmou Peter Diamandis, presidente da organização X Prize à rede de notícias britânica BBC, que estima que o prêmio seja conquistado até 2015.

Duas equipes – uma chinesa e outra formada por um time de pesquisadores russos e indianos – deverão lançar seus primeiros foguetes em direção ao espaço já em 2013. Já um dos times tem o apoio de Elon Musk, fundador do Paypal.

O mais bacana é que tem brasileiro na parada. A equipe SpaceMETA é liderada por Sérgio Cabral Cavalcanti, que organizou o time a partir de conversas nas praias do Rio de Janeiro. Ela será responsável por gerenciar toda a comunidade brasileira interessada em se envolver nesse projeto, bem como de estrangeiros também.

Quando à utilidade de tal desafio, Tiffany Montague, do Google Space lembra que “A maioria das grandes descobertas revolucionárias vieram de pequenos grupos empreendedores”.

Com informações BBC

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Smess
Google quis dizer: Corrida de carrinho de controle remoto é pros fracos.
Caio Furtado
Mas é super controladora.
Hernani
Muito bacana esse incentivo, apesar que o resultado ainda vai levar muitos anos até ser concluído :(
Bestknighter
xD #EuRi
Gabriel Silva
Ah, para! A Apple não é tão ruim assim...
Gabriel
Discussão antiga essa. Imagine quanta grana não se gastou com o LHC que podia ser utilizado para outros fins mais imediatos? E outras milhares de pesquisas... Aliás, quanto dinheiro não gastamos com futilidades sem importância real, quando poderíamos estar dando dinheiro para os necessitados? Concordo com seu ponto, mas eu estaria sendo hipócrita ao exigir isso da Google. Temos mesmo é que participar desses projetos que envolvem know-how de ponta para fazer juz a pompa de país do futuro, do BRIC, G20 e sei lá mais o que....
himler
Gostei não, com o continente africano morrendo de fome o Google lança uma besteira desta, muito melhor lançar um plano de pesquisas para resolver a fome na Africa em 10 anos. Mais útil, que ficar fazendo sobrevoos num satélite que já pousamos... Memo em Marketing, imagine a repercussão de GOOGLE lança projeto revolucionário para acabar com a fome no continente Africano. Se acham megalomaniaco poderia começar pelo Sudão.
Turdin
Como se computação nas nuvens não fosse suficiente para o google, agora ele vai lançar um novo modelo: Computação no espaço.
Ramon Melo
Antes ela do que a Apple! Pelo menos as viagens para a Lua serão gratuitas, com cenário clean e integradas à conta do Google Apps! Só precisaremos ceder todos os nossos dados e nossa alma para a empresa, olha que bagatela!
Gabriel Silva
E a Google, além de querer dominar o mundo, agora quer dominar o Universo. Vai entender, né?
@gilvan__
Daqui a pouco vênus kkkk!
Turdin
Daqui a pouco marte, só espere...
@AntonioVeras
Ela está certa.
RKNeto
Já não basta dominar o mundo todo. Agora nem a lua será um lugar seguro. Mas é melhor que o homem chegar na lua e encontrar um iAlien.