Início / Arquivos / Demais assuntos /

Brasileiros vão participar de corrida espacial do Google

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Google anunciou que 29 times de 17 países diferentes deverão participar de seu Google Lunar X-Prize, competição lançada em 2007 que pretende “estimular as viagens espaciais de baixo custo” até a Lua em troca de um prêmio de US$ 30 milhões (ou R$ 50 milhões).

Para tanto os times deverão contar com pelo menos 90% de capital privado para desenvolver uma nave não-tripulada capaz de viajar os 380 mil quilômetros que separam a Terra da Lua, voar a menos de 500 metros da superfície lunar, registrar seu feito em vídeo e então voltar para casa com segurança.

“A corrida espacial privada está oficialmente lançada”, afirmou Peter Diamandis, presidente da organização X Prize à rede de notícias britânica BBC, que estima que o prêmio seja conquistado até 2015.

Duas equipes – uma chinesa e outra formada por um time de pesquisadores russos e indianos – deverão lançar seus primeiros foguetes em direção ao espaço já em 2013. Já um dos times tem o apoio de Elon Musk, fundador do Paypal.

O mais bacana é que tem brasileiro na parada. A equipe SpaceMETA é liderada por Sérgio Cabral Cavalcanti, que organizou o time a partir de conversas nas praias do Rio de Janeiro. Ela será responsável por gerenciar toda a comunidade brasileira interessada em se envolver nesse projeto, bem como de estrangeiros também.

Quando à utilidade de tal desafio, Tiffany Montague, do Google Space lembra que “A maioria das grandes descobertas revolucionárias vieram de pequenos grupos empreendedores”.

Com informações BBC