Estamos em fevereiro e nada da Mozilla lançar o Firefox 4, seu navegador gratuito que vem com tudo tentando abocanhar mais participação de mercado do Internet Explorer. O campo das ideias, curiosamente, revela justamente o oposto: a Mozilla corre o sério risco de incluir um recurso do Firefox 5 que é altamente inspirado em outro já presente no Internet Explorer 9.

Quem já usou IE9 sabe o que são os Pinned Sites. Esse recurso, por enquanto exclusivo do browser da Microsoft, permite criar atalhos para sites na barra de tarefas do Windows. Se o site for bem programado e estiver adequado a essa tecnologia, até mesmo a cor principal dele e seu ícone vão parar próximos do botão Iniciar do Windows 7. No vindouro Firefox 5 é possível que o mesmo aconteça.

Uma página especial com projetos para o FF5 foi montada por funcionários da Mozilla. Inclusive tem a demonstração gráfica (no melhor estilo mock-up) de como esse recurso funcionaria para os internautas. Veja na imagem abaixo.

Possível janela do Firefox 5 voltada para Twitter

Além do menu tradicional do Firefox, que aparece no topo da janela, esse tipo de janelada para sites específicos contaria com funcionalidades próprias do site. Para entender bem, veja o caso do Twitter: escrever um novo tweet ficaria a dois cliques de distância, bastando ir primeiro no menu do serviço e depois selecionando essa opção. Bacana, hein?

E se o usuário abrir o Firefox estilizado para Twitter e clicar em um link externo, publicado por alguém que ele segue? A página em questão é aberta no Firefox convencional, e não no navegador focado em Twitter.

Claro que esse tipo de implementação também depende dos desenvolvedores web, que precisam adotar os padrões para fornecer tais recursos. Torçamos para que, pelo menos nesse caso, a Mozilla siga os padrões que a Microsoft adotou no Internet Explorer 9.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados