Estamos em fevereiro e nada da Mozilla lançar o Firefox 4, seu navegador gratuito que vem com tudo tentando abocanhar mais participação de mercado do Internet Explorer. O campo das ideias, curiosamente, revela justamente o oposto: a Mozilla corre o sério risco de incluir um recurso do Firefox 5 que é altamente inspirado em outro já presente no Internet Explorer 9.

Quem já usou IE9 sabe o que são os Pinned Sites. Esse recurso, por enquanto exclusivo do browser da Microsoft, permite criar atalhos para sites na barra de tarefas do Windows. Se o site for bem programado e estiver adequado a essa tecnologia, até mesmo a cor principal dele e seu ícone vão parar próximos do botão Iniciar do Windows 7. No vindouro Firefox 5 é possível que o mesmo aconteça.

Uma página especial com projetos para o FF5 foi montada por funcionários da Mozilla. Inclusive tem a demonstração gráfica (no melhor estilo mock-up) de como esse recurso funcionaria para os internautas. Veja na imagem abaixo.

Possível janela do Firefox 5 voltada para Twitter

Além do menu tradicional do Firefox, que aparece no topo da janela, esse tipo de janelada para sites específicos contaria com funcionalidades próprias do site. Para entender bem, veja o caso do Twitter: escrever um novo tweet ficaria a dois cliques de distância, bastando ir primeiro no menu do serviço e depois selecionando essa opção. Bacana, hein?

E se o usuário abrir o Firefox estilizado para Twitter e clicar em um link externo, publicado por alguém que ele segue? A página em questão é aberta no Firefox convencional, e não no navegador focado em Twitter.

Claro que esse tipo de implementação também depende dos desenvolvedores web, que precisam adotar os padrões para fornecer tais recursos. Torçamos para que, pelo menos nesse caso, a Mozilla siga os padrões que a Microsoft adotou no Internet Explorer 9.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tony Ferreira
Já tentou abrir umas 30 abas no Chrome? (Só um exemplo, não sei se alguem vai usar 30 abas ao mesmo tempo). Como é separado por processos, casa aba equivale a um navegador Chrome aberto e no final some os recursos gastos de memoria e ve quanto realmente está gastando. E até agora eu não percebí ele usando a minha placa de video nvidia GTX 260 pra renderizar páginas.
Tony Ferreira
Me ensina a fazer isso no Chrome? Não to conseguindo arrastar a aba para a barra de tarefas.
Tony Ferreira
É engracado amigo, se fosse o contrário, diriam que era uma cópia descarada do FF só por ser IE.
Caio Furtado
Já usei muito o firefox, e demorei a largá-lo por conta das extensões. Mas agora o Chrome e o Opera possuem, então...
Turdin
Creio que dos 400 milhões, pelo menos 30% tem esses tipos de problemas, eu disse PELO MENOS...
PF
@marcusrlemos Os 400 milhões de usuários do Firefox estão ligando muuuuito pro [6 + 1]. :>)
Hernani
Isso sim que é descrição ahahahaha
@marcusrlemos
[6 + 1]
John
Ri muito.
Marcus Vinícius
Uso o firefox, mas concordo com os que falam sobre o consumo. É muito alto. Uma coisa que na minha opinião deixaria o firefox ainda melhor é se tivesse o mesmo recurso do Chrome. Gerenciar abas separadamente é muito prático, afinal quem nunca teve de reiniciar o navegador da raposa por conta de uma aba que insiste em travar tudo?
Thássius Veloso
Acho que todo mundo que eu conheço reclama do alto consumo de memória do Firefox. Esse foi um dos motivos que me fizeram sair do navegador da Mozilla para o navegador do Google.
Thássius Veloso
O Prism realmente existe faz mais tempo. Lembro bem que ele era uma excelente opção quando um usuário queria sair do cliente de e-mail, mas não se acostumava a abrir o Gmail direto no navegador, junto com as demais abas. Aí veio o Prism, dando a impressão de que aquela página estava rodando separadamente, como um aplicativo. A distinção que eu faço entre o Prism do Firefox e os Pinned Sites do IE é que o último oferece não só o atalho, mas funcionalidades integradas à barra de tarefas que são específicas daquele site. Creio que, nessa seara, a Microsoft foi pioneira sim e a Mozilla pode ser que siga o mesmo caminho. Tomara que siga.
@Masterwebinter
Parece que a Google esqueceu desse detalhe, a M$ lhe passou a perna(!)
PF
Claro, o Tecnoblog não cita o Prism, como o Lifehacker: "Previously a function of the Prism project, Firefox 5 will create site-specific webapps. Those webapps might get some very handy inside-link function in their menu bars." As webapps eram função do Prism, que vem sendo planejado desde 2007, antes do IE8 e Windows 7 serem lançados.
@rodrigorsena
Chrome #melhorfato mas o firefox e bonzinho!
Exibir mais comentários