O Mobile World Congress continua rolando lá na Espanha, com direito a diversas empresas demonstrando futuros lançamentos. A Opera Software marca presença com o seu Opera Mini. Não, não é aquele que já foi baixado por 90 milhões de usuários, destinado a smartphones, mas sim o Opera Mini para iPad. Ele parece ser um navegador excelente.

Veja no vídeo.


(YouTube)

A grande característica do futuro Opera Mini para o tablet da Apple é a interface, que se mostra agradável, da mesma maneira que já acontece com o aplicativo para iPhone. Predominantemente com tons de preto e cinza, o navegador não tira o foco do principal, que é a página a ser visitada pelo usuário.

Manipular a página fica mais fácil com o pinch-to-zoom, movimento no qual os dedos indicador e polegar se aproximam para dar zoom na página e se distanciam para que os elementos da página fiquem menores, garantindo uma visualização completa do conteúdo. Essa é a primeira vez que a Opera emprega o pinch-to-zoom em um navegador voltado especificamente para produtos da Apple (leia-se iPhone e iPod Touch).

Quando o usuário estiver conectado por 3G, poderá notar que o consumo de dados será menor. Isso acontece pois as páginas exibidas pelo Opera Mini são processadas nos servidores da Opera Software, para só depois serem exibidas no dispositivo móvel. A compressão de dados pode diminuir o tamanho dessas páginas em até 90%, por mais incrível que possa parecer.

Infelizmente ainda não temos uma data definitiva para o lançamento do Opera Mini para iPad, que deve ser enviado para a revisão de software da Apple muito em breve, para só depois aparecer nos downloads da App Store. O jeito que tem é esperar para ver se o navegador é tudo isso que parece.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

j2k
concordo. Está invertido sim
Rafael The Mist
Eu também, por isso recomendei para uma amiga, já que eu não tenho iPad. Snif... :)
Hernani
E se eu disser que essa é a primeira vez que ouço falar do Safari nos smartphones
Caio Furtado
Cara, se você não quiser o protocolo "Socket", que é o termo que faz passar primeiro pelo servidor do Opera, pode selecionar "HTTP" que carrega normal.
Rafael
Você está comparando o Safari com o Opera Mini ao invés de comparar com o Opera Mobile...
Rafael
Queria Opera Mini HD? Aí que ia ficar estranho né! rs Não é o tamanho da tela que define o nome, o Mini é no sentido de não tem o renderizador instalado no aparelho e sim no servidor da Opera.
Rafael
LOL! Firefox vindo da AOL/Netscape, Chrome vindo da Google, Safari da Apple, Internet Explorer da Microsoft e o Opera que é o gigante?
Rafael
Opera Mini mesmo: são 90 milhões de usuários do Mini e 15 milhões usuários do Mobile. Não é base instalada, é sendo usado mesmo.
Gabriel Subtil
Para aparelhos com teclado físico sim, o opera humilha! Mas para smartphones touch eu ainda não vi nenhum melhor que o safari. e eu testei uns 4 navegadores no Android que eu tenho.
Hernani
Definitivamente o Opera é o melhor navegador mobile da atualidade
Flavio
Opera Mini, ou Mobile? Meu WinMo roda Opera Mobile. Só a Apple que está presa ao Mini, mas acho a interface dele mais apropriada (pelo menos no iPhone).
Rafael The Mist
Os movimentos do pinch-to-zoom não estão invertidos lá no texto não?
@brunogdb
Podia aproveitar o embalo e melhorar um pouco o do iPhone. Excelente navegador, a Opera acertou, agora podia fazer um assim para o Android, só que só rodando no Honeycomb, ou exigindo uma resolução diferente, ou (pensei rápido para esse), uma forma da Google comprovar que é tablet na loja de aplicações.
Elton Erdmann
Mesmo na tela grande do iPad vão chamar de Opera Mini? Acho que tem que rever isso ai.
Gabriel Silva
Sempre gostei do Opera, e assim que lançar para iPad vou baixar para o meu.
Exibir mais comentários