Arquivos Internet

Governo sírio prende blogueira de 19 anos

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Tal al-Mallouhi, uma blogueira síria de 19 anos, foi condenada a uma temporada de cinco anos atrás das grades por “revelar segredos de estado” a estrangeiros em seu blog pessoal. Detida desde 2009 sem julgamento, al-Mallouhi mantinha uma página em que basicamente postava poesias e comentava a respeito de seu dia a dia.

Mas segundo a Human Rights International, a garota encontrou a pesada mão da lei por escrever versos em que criticava a falta de liberdade de expressão na Síria em um post e por pedir que o presidente Barack Obama apoiasse a causa palestina em outro momento.

Há uma semana, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que ela deveria ser liberada, já que suas acusações não tinham suporte legal. Aparentemente, a queda do governo egípcio deixou outros ditadores em estado de alerta. Especialistas consultados pela rede de notícias Reuters apontam que a Síria deverá ser um dos próximos países a passarem por “revoluções digitais”, ao lado da Tunísia e Argélia.

Em todo caso, no começo do mês uma manifestação organizada através do Facebook contra o governo do partido Baath – que está há 50 anos no comando do país – ganhou 17 mil Like” no Facebook, mas não refletiu essa popularidade nas ruas.

Com informações: Reuters.

João Brunelli Moreno

É jornalista, publicitário e usa a internet desde mil-novecentos-e-monitor-de-fósforo-verde. Não está certo se gosta de gadgets por eles serem poderosas ferramentas de comunicação que têm papel fundamental na difusão de conhecimento ou porque eles têm luzinhas brilhantes que piscam toda hora.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque