Qualquer pessoa que lê regularmente um bom site de tecnologia – se for o TB melhor ainda! – sabe que a notícia da semana passada foi o acordo entre a Nokia e a Microsoft. A gigante dos celulares finalmente decidiu adotar o Windows Phone 7, produzido pela gigante do software. E de quebra Ballmer vai pagar uns bons bilhões de dólares para Stephen Elop.

Leia mais | Nokia e Microsoft firmam parceria que vai além do Windows Phone 7
Leia mais | CEOs da Nokia e Microsoft deixam claro: há desafios pela frente

É evidente que os valores exatos desse meganegócio não foram revelados para os meros mortais como eu e você. Somente os acionistas graúdos da Microsoft e da Nokia sabem exatamente o quanto vai custar para a Microsoft manter a Nokia como parceira pelos próximos anos. De qualquer forma, Stephen Elop, o CEO da fabricante de celulares, já informou que a MS vai dar uma ajuda de custo pela adoção do WP7.

O mesmo executivo que, na semana passada, chamou a Nokia de “plataforma de petróleo em chamas”, disse que demissões não estão descartadas. Até porque o desenvolvimento do Windows Phone vai continuar nas mãos da Microsoft, o que reduz consideravelmente os custos da Nokia.

Em contrapartida, a Nokia deverá pagar uma taxa por licenciar o Windows Phone 7 para uso em seus celulares. Mas você pode ficar certo de que, mesmo pagando esse valor, a empresa vai continuar ganhando muito mais da Microsoft pelos próximos anos.

Nokia vai ajudar Windows Phone a crescer

De acordo com o Wall Street Journal, Elop também se reuniu com executivos do Google antes de anunciar o negócio. Em pauta estava a ajuda de custo para adotar o Google Android, que vem crescendo loucamente nos últimos meses. No fim das contas, porém, a Microsoft levou a melhor. E ainda evitou o que Elop chamou de duopólio da Apple e do Google nos smartphones.

Agora resta saber se a dupla Microsoft + Nokia vai saber jogar corretamente nesse mercado competitivo, a fim de ganhar posições e enfrentar a maçã de Steve Jobs e o robozinho da Larry Page. Algo me diz que essa guerra está apenas começando.