Início / Arquivos / Celular /

Windows Phone terá multitarefa similar a webOS

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Quem já usou o Windows Phone 7 certamente sente falta daquilo que também faltou ao smartphone da Apple por muito tempo: multitarefa. Poder executar vários aplicativos ao mesmo tempo é importante, tanto que Steve Ballmer mostrou nessa semana como é que o multitasking vai funcionar na plataforma móvel da Microsoft. Por incrível que pareça, similar ao que o webOS oferece.

Lá atrás, quando a Palm – empresa que mais tarde foi comprada pela HP – apresentou o smartphone Palm Pre, mostrou um sistema de multitarefa que apresenta os aplicativos como cartas em um baralho. O usuário pode passear por elas até escolher aquela que mais interessa, para retomar a sua execução. No Windows Phone 7 será igualzinho, ao que tudo indica.

Segundo o Engadget apurou, a execução de vários apps no WP7 vai contar com os botões nativos do sistema. Ao pressionar e segurar o botão de Voltar, a plataforma da Microsoft vai exibir um baralho com todos os aplicativos que estão rodando atualmente. Cabe ao usuário movimentar o dedo pela tela do aparelho, a fim de encontrar aquele app que quer reativar. Ao selecioná-lo, o aplicativo automaticamente volta a ser executado do ponto em que parou.

Windows Phone apresenta apps como se fossem cartas em um baralho (imagem: Engadget)

Assim como no iPhone OS, o Windows Phone 7 contará com um módulo de multitarefa que não permite rodar vários aplicativos simultaneamente – a bateria do aparelho agradece! Em vez disso, os apps serão suspensos, e voltarão à ativa, no mesmo ponto em que estavam sendo executados, quando o usuário seleciona novamente esse app.

Essa novidade estará presente somente em uma atualização futura do Windows Phone, que deve chegar aos smartphones em meados desse ano. Mal posso esperar!

Com informações: Mobilized, Engadget.