Quem já usou o Windows Phone 7 certamente sente falta daquilo que também faltou ao smartphone da Apple por muito tempo: multitarefa. Poder executar vários aplicativos ao mesmo tempo é importante, tanto que Steve Ballmer mostrou nessa semana como é que o multitasking vai funcionar na plataforma móvel da Microsoft. Por incrível que pareça, similar ao que o webOS oferece.
Lá atrás, quando a Palm – empresa que mais tarde foi comprada pela HP – apresentou o smartphone Palm Pre, mostrou um sistema de multitarefa que apresenta os aplicativos como cartas em um baralho. O usuário pode passear por elas até escolher aquela que mais interessa, para retomar a sua execução. No Windows Phone 7 será igualzinho, ao que tudo indica.
Segundo o Engadget apurou, a execução de vários apps no WP7 vai contar com os botões nativos do sistema. Ao pressionar e segurar o botão de Voltar, a plataforma da Microsoft vai exibir um baralho com todos os aplicativos que estão rodando atualmente. Cabe ao usuário movimentar o dedo pela tela do aparelho, a fim de encontrar aquele app que quer reativar. Ao selecioná-lo, o aplicativo automaticamente volta a ser executado do ponto em que parou.
Windows Phone apresenta apps como se fossem cartas em um baralho (imagem: Engadget)
Assim como no iPhone OS, o Windows Phone 7 contará com um módulo de multitarefa que não permite rodar vários aplicativos simultaneamente – a bateria do aparelho agradece! Em vez disso, os apps serão suspensos, e voltarão à ativa, no mesmo ponto em que estavam sendo executados, quando o usuário seleciona novamente esse app.
Essa novidade estará presente somente em uma atualização futura do Windows Phone, que deve chegar aos smartphones em meados desse ano. Mal posso esperar!