O Google lançou nessa segunda-feira mais uma extensão para Chrome. Dessa vez o alvo são sites que não merecem aparecer no índice de resultados do buscador. E, com a ajuda dos usuários, o Google pretende refinar ainda mais o algoritmo que apresenta tais resultados. Bloqueie os sites que você não gosta para ajudar o Google!

Personal Blocklist é o nome da extensão, que já está disponível para download a partir da Chrome Web Store. Uma vez que ela é instalada no navegador, os sites do Google passam a apresentar links para bloquear determinado endereço nos resultados de busca, como a imagem abaixo demonstra.

Resultados de busca do Google

Link permite bloquear endereços nos resultados de busca do Google

Basta dar um clique nesse link para que o site apareça imediatamente dos resultados de busca.

O botão da extensão na barra de ferramentas do Chrome apresenta uma lista com todos os endereços já bloqueados, com direito a ações como remover o site da lista negra ou editar suas informações (como incluir apenas um subdomínio daquele endereço).

Extensão apresenta todos os sites bloqueados

Essa iniciativa do Google, que por enquanto encontra-se em caráter de experimentação, visa a tirar proveito do feedback que o usuário naturalmente daria para empresa. Sempre que você bloquear um site, o Google vai ficar sabendo disso, e poderá considerar essa informação em futuros resultados de busca.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Airton Ramos

Esta extensão nao serve para bloquear os domínios de futuras buscas do Google, o que é a principal função do personal blocklist

ignoreifcantmove
que ótima idéia! e ótima sugestão! seu blog será o primeiro que bloquearei! (tenoblog), rsrs zoa
Gabriel Bemfica
Vale lembrar que já existe há tempos o WOT (a Web Of Trust), que faz exatamente a mesma coisa. Tem pra Chrome e Firefox.
Rafael
Me parece uma iniciativa insuficiente. Acredito que esses sites, que exploram o uso de termos para se indexar no Google, são numerosos e, facilmente se adaptarão com o surgimento dos mais diversos domínios ao longo do tempo, cansando o usuário bloqueador. Tanto que uma solução melhor seria mudar o buscador, tal qual alguns usuários que preferem mudar do sistema Windows para o Linux para se livrarem de vírus.
Gabriel Silva
Hmmm... interessante.
EDI LOPES
isso jamaissssssssss srsrsrr quer dizer so para os filhos que um dai eu vou ter
Marcos Jahn
Olha o Tecnoblog fazendo propaganda de blogs "concorrentes"! lol :P
Ramon Melo
Eu não concordo com isso não. Quando era adolescente, burlava tudo quanto era software de controle parental, e nem sacava muito de computação e internet. A extensão é mais uma forma de continuar melhorando o algoritmo de busca do site. Para este tipo de controle, é melhor adquirir uma solução própria para isso.
Hernani
Bloquear os XXX
Júnior Gonçalves
Minha lista de sites bloqueados vai começar pelos kibadores.
@gkuhn1
Obviamente que este parametro não será eliminatório, ou seja um site com muitos bloqueio não vai desaparecer da busca, mas sim ser jogado para as páginas altas, deixando os primeiros resultados para páginas mais "relevantes", creio eu =)
@gkuhn1
seria DESAPAREÇA? ....
Roberto Cruz
Thassius, Onde se lê "Basta dar um clique nesse link para que o site apareça imediatamente dos resultados de busca." deveria estar "para que o site NÃO apareça" T+
@brunogdb
Que interessante. Vou começar o bloqueio de coisas escrotas que me pertubam na internet agora. Agora os pais vão incentivar os filhos para usar o Chrome, e, não ter liberdade. Boaa, Google!
Marcus Cabral
é tipo um anti-spam manual.
Exibir mais comentários