Em um evento nos EUA hoje, a HP mostrou que depois que comprou a Palm ela não foi deixada no canto escuro da empresa jogada às traças. Os recursos, tecnologias e produtos da Palm foram aproveitados e melhorados para que a HP finalmente pudesse mostrar hoje os resultados. O que saiu dessa fusão? Uma nova versão do sistema operacional WebOS, uma nova versão do Pre e dois novos gadgets: o tablet TouchPad e o smartphone Veer. Então vamos “veer” o que eles têm de bom?

HP Veer, um Pre diminuto

O HP Veer é um smartphone pequeno mas com especificações de respeito. Sua tela de 2,6 polegadas tem resolução de 320×400 pixels e é sensível ao toque, apesar do aparelho contar com um teclado QWERTY deslizante. Além disso, o Veer também conta com uma câmera de 5 megapixels, A-GPS, redução de ruídos embutida, acelerômetro, 8GB de memória interna, conectividade Wi-Fi e Bluetooth e bateria de 900 mAh. Controlando isso tudo está um processador Qualcomm MSM7230 com 800 MHz de clock.

HP Pre 3, que na verdade é a quarta geração do Pre

Já o HP Pre 3 é a quarta iteração do já conhecido Pre, que foi tido como a salvação da Palm em 2009. De uma certa forma, funcionou, já que a empresa conseguiu ser comprada pela HP pouco tempo depois. A nova versão do Pre conta com uma tela de 3,58 polegadas com 480×800 pixels de resolução, teclado QWERTY deslizante, câmera traseira de 5 megapixels com capacidade para gravação em 720p, câmera frontal com resolução VGA para videochamadas, conectividade WiFi e Bluetooth e opções de 8 ou 16 GB de memória interna. O processador controlando esses componentes é um Qualcomm MSM 8×55 com 1,4 GHz de clock.

HP TouchPad diz "Lero lero, eu tenho câmera" para o iPad

Por último, mas não menos importante, temos o HP TouchPad, que é a resposta da HP para o iPad. O tablet virá com uma tela de 9,7 polegadas (mesma do iPad) de resolução 1024×768 pixels, acelerômetro, bússola, giroscópio, A-GPS (na versão 3G), suporte ao Adobe Flash, uma câmera frontal para videochamadas com resolução de 1,3 megapixels e virá em versões de 16 ou 32 GB. No centro disso tudo está o processador Qualcomm Snapdragon APQ8060 de dois núcleos rodando a 1,2 GHz de clock.

Todos os dispositivos anunciados hoje vão rodar o WebOS 3.0, que conta com algumas melhorias em relação às versões anteriores e, provando que o sistema móvel já atingiu o estrelato, ele também terá uma versão do AngryBirds. Além disso, a HP anunciou que o sistema vai estar presente em futuros computadores, impressoras e outros dispositivos da empresa. Isso não quer dizer necessariamente que eles vão chutar o Windows para escanteio. A HP não seria tão maluca assim.

Em tempo: apesar da Palm ter sido a fonte de inspiração para todos os produtos anunciados hoje, a HP decidiu usar a própria marca em vez de continuar arrastando o nome da Palm por mais tempo. Então Palm is dead. Long live, Palm!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
Opa, quis dizer WebOS, valeu por lembrar! =)
Caio Furtado
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU RI.
Gabriel Silva
Uau, o TouchPad me parece o tablet com mais capacidade para concorrer com o belo iPad, mas sobre o Veer e o Pre 3, acho inútil ter um teclado deslizante se é touchscreen, mas...
Hernani
Nunca utilizei o WebOS, dizem ser muito bom, e para a HP ter mantido o formato deve ser muito bom, mas será que vai ter força para enfrentrar os atuais SOs mobile
Alexandre
Bem interessante esses gadgets da HP. Entretanto ultimamente tenho fugido de coisas da HP, eca..
Gabriel
:)`
Daniel Luiz
MeeGo??? Onde que eu nao to vendo??!?!
EDI LOPES
depois de ver todos os detalhes e tals eu achoque hoje em dia temos duas tablets no mercado. XOOM e iPAD o resto , bem, o resto eh resto mesmo
@AntonioVeras
Vamos ao que interessa. Quanto? Uma dúvida. O Pre 3 tem touch?
@brunogdb
Esse tablet me lembrou um pouco do design do iPad, só que mais arredondado e as bordas modificadas. Demais, só quero ver em HP!
? Renato Gasoto
E o programa de vídeo conferência destes aparelhos vai se chamar Face Palm :D
Daniel Drumond
O HP Veer me lembra aquele(s) da Microsoft que foi abandonado (não consigo lembrar o nome!), tiraram das lojas e talz.. E, ah, achei a bateria dele muito fraca pras especificações.. Se fosse Android a bateria ia morrer em um instante! Mas, não sei como o MeeGo reage com o consumo da bateria..
@vitorrigonibx
HP nem de graça eu quero mais! Depois de ficar mais de um mes fazendo minha namorada de palhaça e com um atendimento ao consumidor pior do que o do lava jato móvel que fica na esquina da minha casa? A HP foi pra mim uma imensa decepção nesse começo de ano! No, thx!
Gabriel Pinotti
Putz, eu lembro de quando eu usava o meu Palm Plus (acho que era isso). Mas o TouchPad ta bonitão, ta com aparência de Playbook e XOOM. Será que chega por quando no BR?
Gabriel Bemfica
Qualquer bom nerd conhece o WebOS. E mais: uma empresa "grande" (não no número de funcionários, mas no faturamento) se dar o trabalho de portar um jogo dela para uma plataforma só pode significar que a plataforma é promissora, pois esse trabalho não é barato nem fácil. Eles não estariam dispostos a jogar dinheiro fora, certo? É só ver: agora estão surgindo vários jogos pra Mac OS (Steam que o diga), ao mesmo tempo que os computadores da Apple estão alcançando uma popularidade nunca antes vista (estão deixando de ser computadores "de nicho", para cair nas graças de quem pode comprar um - status tem a ver com isso, mas não é tudo. Quem quer só status, compra um vaio). Isso não é coincidência. Eu achei a interface do WebOS bem bacana, especialmente no TouchPad (que só tem o nome infeliz, afinal, touchpad é - e deveria continuar sendo - o nome do "mouse de notebook"). Dependendo do preço, eu estaria bem mais inclinado a comprar um desses do que um iPad (apesar de menos inclinado do que estaria a comprar um tablet com Android).
Exibir mais comentários