Em uma atitude completamente diferente da que todos esperavam e consideravelmente ousada, a Sony anunciou hoje que contratou todos os envolvidos na descoberta das chaves de criptografia do PS3. Ah, não, desculpem. Eu estava novamente olhando para o universo paralelo em que as empresas ligam mais para seus usuários do que para a pirataria do conteúdo. Aqui no nosso universo o que os donos do PS3 têm balançando sob suas cabeças é a possibilidade de ter que usar códigos serial para instalar os jogos.

A fonte do rumor é o site holandês PS3-Sense, que diz que uma pessoa de dentro da empresa afirmou que os futuros discos de jogos para o PS3 contarão com códigos serial que deverão ser digitados antes de ativar os seus games comprados legitimamente A maneira nada arcaica de instalação seria uma resposta da empresa para o aumento de pirataria que aconteceu com a revelação das chaves de criptografia. Cada um dos discos só poderia ser ativado 5 vezes com o código serial que o acompanha.

Como ainda se trata de um rumor, o máximo que podemos fazer é especular o quão malvada a Sony seria ao implementar essa solução para a pirataria (que também pode afetar a venda de jogos usados) e qual seria a queda em porcentagem das ações da empresa. A meu ver as respostas para essas perguntas seriam, nessa ordem, “muito” e “150%” se os rumores forem verdade.

Com informações: Destructoid.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Storvs
Jogo no pc, então foda-se o ps3 e o ps4 e o ps5 quando for lançado
leonardovsilva
Uma ideia minha para pirataria seria os desenvolvedores solicitarem uma chave da Sony para cada cd . Esta chave não é a chave original somente uma chave secundaria que é combinada com a original que fica no servidor da Sony. E para não hackearem a verificação via firmware essa verificação vai ser no servidor do jogo, o servidor pede a chave, e se ele não receber uma chave valida, o jogo não roda online.
fernando
Ta ficando mais interessante desligar o console e ir fazer alguma coisa na rua.
Sam Shahi
"Çofra" ?? ... cruz-credo ...
@hugomesmo
Mal sabe ele que o navio já tinha sido afundado há muito tempo...
@renanferrari2
Enquanto isso: http://games.slashdot.org/story/11/02/09/1412253/Sony-Marketing-Man-Tweets-PS3-Master-Key AEEAUHEHAEUE
Hernani
não conhecia essa loja, só comprava na shopto.net vou dar uma olhada la
Hernani
lançamento normalmente fica na faixa de R$100, mas os jogos baixam o preço muito rapidamente, caem para 60~70 depois de 2 meses
Hernani
exato, enquanto não temos a lei do jogo justo aprovada no Brasil, importar ainda é a melhor alternativa
@hugomesmo
Hernani, não é "perda" de tempo. O problema é que pelos rumores o camarada pode burlar até a identificação do console.
Hernani
Perca de tempo, a Sony devia seguir o exemplo da Microsoft, pegou aguém com jogo pirata, faz o console bloquear novamente, obrigando a pessoa a desbloquear novamente, ou comprar outro
@hugomesmo
Rodrigo, o cara divulgou segredos industriais de uma empresa, o que pode afetar o sistema econômico de vários mercados, transformou um modelo de serviço (e negócios) funcional em algo potencialmente desinteressante entre outros problemas. E no final de tudo isso, vendeu seu peixe como salvador da pátria. Não se trata de um(a) juíz(a) ser leigo(a) em tecnologia ou não. A atitude do cara é bem clara. Ele fez a mer** e ainda tentou se vender como a solução. Na minha opinião, extorsão. Fora o fato de ele ter virado herói para alguns. Vai ser pego pra Cristo, e tomara que se ferre bonito, na minha opinião.
@hugomesmo
Cara, fico até emocionado, esse discurso de vocês é tão lindo. Vamos lá: 1) Você não precisa ser escravo da Sony. Ninguém obriga você a possuir um aparelho da empresa. Pode comprar um da MS, Nintendo, usar o PC etc. 2) Se você tem provas de que a Sony fez engenharia "reserva" no Wii, está perdendo a chance de ganhar um belo dinheiro. Poderia trabalhar como advogado da Nintendo. 3) Se você é um desenvolvedor (agora é a nova moda depois dos engajadinhos, todo mundo em fórum diz que desenvolve aplicativos para PS3, 360, Wii, iOS e preza a liberdade de programação ahahah), porque não mostra um aplicativo só que tenha feito para o ps3? Simples: pq é mentira! É mais um da turminha do blablabla. 4) Seu recado não consegui captar, desculpa.
@hugomesmo
Cara, acho que você se faz de desentendido porque já não tem mais o que defender. Se você quiser instalar windows, linux, até o OS do MSX no seu PS3, que se dane, quem vai perder tempo com inutilidade é você. A questão não é essa e você sabe. Mas vamos fingir que não sabemos, né, e inventarmos um monte de discurso lindo sobre a liberdade de se instalar outros sistemas operacionais (!) em um videogame que já está tecnicamente defasado há pelo menos 5 anos de pcs que custam a mesma coisa hoje em dia.
@hugomesmo
Guilherme, seu argumento é tão fraco que não dá nem graça discutir o assunto com você. Eu sei o que é OPEN SOURCE, e pelo que me consta, é direito do autor escolher se o trabalho dele vai ser OPEN SOURCE ou não. Não é direito do consumidor escolher isso. Essa é a parte que você finge que não entende.
Exibir mais comentários