A Nokia continua na frente na corrida para vender smartphones. A plataforma Symbian é a mais usada no mundo, bem como os celulares da fabricantes finlandesa são os mais vendidos. O que não quer dizer que a empresa seja a mais lucrativa, pois o sucesso do iPhone fez o caixa da Apple engordar muitos milhões de dólares.

Se um dos motivos para uma companhia ser bem sucedida é o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias (o famoso P&D, ou R&D em inglês), como é que as duas se comportam? Estimativas da empresa de consultoria Bernstein Research mostram que a Nokia é quem mais gasta com esse tipo de coisa.

Os gastos da finlandesa com pesquisa no ano passado foi de algo na casa dos 4 bilhões de dólares. A Apple aparece no sexto lugar no ranking de investimentos em pesquisa, com cerca de somente 800 milhões de dólares. Se essa diferença é determinante para os negócios das duas empresas, aí eu deixo para você tirar suas próprias conclusões.

Nokia N8 com Symbian^3

Symbian^3: custou muitos e muitos de dólares para ser desenvolvido

Essa dinheirama toda que a Nokia usa em pesquisa se reflete em departamentos inteiros dedicados a essa atividade. Por exemplo, o Symbian sozinho é responsável por empregar 6.800 funcionários. Em contrapartida, a divisão total da Apple para o iPhone precisa de apenas 3.200 engenheiros. Menos da metade de pessoas que fazem a engrenagem do smartphone da maçã girar.

Aí eu te pergunto: investir tantos bilhões em desenvolvimento está trazendo retorno para a Nokia? Analistas de mercado dizem que não.

Cabe lembrar que esses dados não são oficiais, mas estimativas feitas por empresas que acompanham o mercado de tecnologia e dispositivos móveis.

Com informações: All Things Digital, Asymco.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Nokia insistir no Symbim, você esta fazendo isso errado!
Ramon Melo
Não duvido da qualidade do Android, mas quantos donos de Androidphones não compraram um apenas porque não podiam ter um iPhone? É claro que isso é mérito da plataforma que oferece mais variedade e opções ao consumidor, mas, ainda assim, quem vence no quesito "coolness"?
Rafael
Ou como a Motorola, que há uns anos atrás estava mal das pernas e deu a volta por cima, mas todo mundo lembra da Palm.
Rodrigo Fante
Exato, assim como a Palm.
Daniel Luiz
POis é, smartphones de verdade sao para poucos. Agora, pode voltar a brincar com o seu hiphone..
Jairo
Seria o efeito Ctrl C / Ctrl V isso chega uma hora que dá problema tb ! ;-)
Jairo
Olha Amigo tudo isso é culpa do Ctrl C / Ctrl V...
Rafael Miranda
Mas é óbvio que a Nokia vai gastar mais do que a Apple! Olha quantos aparelhos(são vários tipos de aparelhos!!!), usuários por toda a Terra!
Caio Furtado
De fato.
Caio Furtado
Ãhn?
Caio Furtado
A única coisa que a Apple inovou mesmo, foi criar algo de qualidade e vender a um preço absurdo.
Caio Furtado
A única coisa que a Apple aprendeu foi: "OBA! Criamos um produto de qualidade, o que fazemos Sr. Jobs?" SJ: Hum... JÁ SEI! \Õ Vamos vendê-lo a um preço absurdamente caro nos outros países e com preço médio aqui nos EUA, que tal? *-*
Caio Furtado
Eu conheço muito bem o Symbian. Fui um infeliz usuário de um N97 durante 6 meses, e não aguentei o N8 nem uma semana. '-'
Gabriel Bemfica
O Android te dá a resposta. A popularidade das ROMs customizadas, ainda mais.
Daniel Luiz
Monta um barraco e vai morar com ele...
Exibir mais comentários