É claro que todos nós estamos torcendo para que Steve Jobs consiga se curar prontamente do que quer que o esteja impedindo de liderar a Apple. Enquanto isso, Tim Cook faz o papel de chefe interino da companhia, com direito a lançamentos do iPhone 4 para rede CDMA e do The Daily, o primeiro jornal exclusivamente para iPad.

Mas e se Jobs não puder voltar ao cargo de CEO?

Steve Jobs

O poderoso chefão

Um dos acionistas da Apple levantou essa questão ao requisitar que a empresa prepare um plano de sucessão para o CEO. Seria uma documentação com procedimentos para que um novo presidente seja escolhido caso o atual não tenha mais condições de assumir o posto.

Nesse documento, a Apple teria que informar como é o processo de escolha de um novo CEO, quais são as etapas para isso e quais executivos poderiam ocupar o assento de Steve Jobs. Não preciso nem dizer que a empresa foi contra essa ideia, certo?

Tim Cook: aprendiz de feiticeiro

Embora essas informações sejam tratadas quase como segredo de estado, a Apple solicitou aos seus acionistas que votem contra um plano de sucessão de CEO durante o próximo encontro anual de investidores, que acontece em 23 de fevereiro. Um dos principais motivos para essa orientação é que, ao listar possíveis CEOs, a empresa estaria dando de bandeja uma lista com o nome dos melhores executivos da casa para a concorrência. Daí até começarem as propostas milionárias é um pulo.

Sem falar que os próprios executivos teria noção de sua cotação no mercado interno da Apple. Se um diretor está longe de ser presidente da companhia, por que continuar lá? Ele poderia muito bem aceitar uma proposta melhor, em vez de continuar nutrindo esperanças de algum dia controlar os rumos da maçã.

Toda essa história tem em vista o incógnito estado de saúde de Steve Jobs. Tudo o que sabemos é que ele entrou em licença médica em 17 de janeiro. E só.

Com informações: Bloomberg.com.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

BattleGeek
It does'nt matter. Apple is already set up for a few years to come. Try almost 20% market share in terms of revenue. If anyone is looking for where all the money in the world has gone, and now we have a recession, ask Steve Jobs and Apple. To add salt to injury their Macintosh computer sales Jumped by over 30%. read the aricle battle of the geeks at battleofthegeeks.blogspot.com
Hernani
Para ser o CEO precisa ser um idoso com pé na cova? Olha esse Tim Cook, cara só esta o farelo
Rodrigo Fante
OSX com suporte a vários computadores e dispositivos vai sofrer do mesmo problema dos demais sistemas abertos, bugs, incompatibilidades etc. iPhone e iPad com Flash não vai acontecer, isso quebraria as pernas do maior negócio dos ultimos tempos da Apple, a App Store.
Rodrigo Fante
Cara, se algum familiar meu fosse pessoa pública, com certeza teria que aceitar, faz parte do "trabalho". Não sendo pessoa pública, se um conhecido amigo fizer uma piada dessas, com certeza irei rir junto, como já aconteceu. Enfim, entendo seu modo de pensar, não concordo e não vai ser você que vai mudar o que penso, nem eu mudar o que você pensa, então paciência.
Daniel Luiz
Rodrigo Fante, Imagina se fosse algum familiar seu, alguem proximo, voce iria fazer esse tipo de brincadeira? Voce gostaria de ouvir esse tipo de comentario? E quanto aos stand ups americanos/europeus que voce citou, acho que voce devia deixar esse tipo de comedia para quem sabe fazer...
Turdin
É só ele tomar cuidado com para não cair da "janela"
William Kennedy
De fato. Não acredito que a empresa irá parar de inovar, mas também não acredito que alguém irá fazer um produto da Apple ter tanta repercussão quanto os apresentados pelo Jobs.
Rodrigo Fante
Eu já não gosto dessa mania do "politicamente correto" que estão tentando impor no mundo. As melhores piadas são justamente essas, as politicamente incorretas. Procure por shows de stand up americanos/europeus e vai ver o nível da coisa, eu me mato assistindo aquilo. =D
Marcell Almeida
Tim Cook é capacitado e pode fazer com que a Apple continue crescendo, sério.
Daniel Luiz
ha... ha... ha... Acho que com doenças graves nao tem brincadeira, ainda mais quando há o risco de morte, pode me chamar de careta, de chato, mas acho que esse momento deve ser respeitado
Daniel Luiz
PERAEEE.... Nao era voce quem dizia que o flash nao faz falta nos produtos da apple??? Mudou de ideia????
Gabriel Silva
Ah não, Steve não pode sair da Apple.
Camila
Previsões para o novo CEO: - Desistir do harware fechado do Mac e vender o Mac OS X para PCs - é um pulo para isso, Hackintoshes rodam com perfeição sem precisar alterar nada (só o carregador de boot) em muitas configurações. Em poucos anos, com publicidade, ele consegue dominar fácil, fácil o Windows. - iPhone e iPad passam a suportar Flash sob demanda (quando necessário, sem deixar ativo o tempo todo, porque o Flash é um lixo no consumo de processamento). Agora poxa, Apple sem Jobs não será Apple... Vai cair o encanto da maçã, igual quando Steve ficou fora dela há muitos anos.
elvio
seria uma pena a saída de Jobs, ele é uma lenda, mas não acredito que isso afete a Apple diretamente ou economicamente, ela possui diversos profissionais competentes e um mercado sólido, mas o Jobs é Jobs.
Lugui N.
Aí a Apple anunciaria dezenas de produtos e desmentiría-los depois.
Exibir mais comentários