“Você não pode fazer 500 milhões de amigos sem criar algumas inimizades”. É mais ou menos dessa maneira que os produtores de A Rede Social promoveram o filme nos trailers de cinema. É bem por aí: são milhões de novos usuários a cada mês. Tanta gente que uma empresa tcheca fez os cálculos do Facebook.

Considerando-se que o crescimento da rede social no ano passado foi de 337 milhões de usuários para 585 milhões no fim do ano, a média que nós temos é de 7,9 novos registros por segundo. Quase 8 novos habitantes do mundo de Mark Zuckerberg, o que equivale a 474 novos usuários por minuto, ou 28.440 por hora.

Foram 682 mil novos usuários por dia, pela média dessa companhia.

Outros dados dão conta de que a ampla maioria dos usuários da rede social tem entre 18 e 24 anos. No entanto, são os idosos (com mais de 65 anos) que mais crescem no FB: aumento de 124% no ano passado. Só falta a minha avó criar uma conta lá, por sinal…

Botão "Add as Friend" no Facebook

Esse botão nunca foi clicado como foi em 2010 | imagem: reprodução/"A Rede Social"

Quando o assunto é marketing, temos uma lista das empresas mais badaladas da rede social. A campeã é a Coca-Cola (por que será?), seguida da Starbucks e do Oreo. Eu sei que tanto a Coca como a Starbucks têm uma atividade forte no Facebook, mas confesso que não sei o que o Oreo está fazendo para ganhar esse destaque todo.

Muito bacana, mas e o Brasil? Nosso país responde apenas pela 19ª posição no ranking geral de usuários por região. Perdemos até mesmo para o México (7º) e a Índia (9º), que são duas nações em desenvolvimento, assim como o Brasil. Parece que os usuários daqui ainda preferem o Orkut.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RodrigoKrZ
Eu to migrando agora pro fb, orkut ta perdendo a graça, e os usuários, geral ta migrando pro face. Na minha opinião Google pecou quando trouxe a administração do orkut pro Brasil só pq a maioria q usa orkut é brasileiro, ou pelo menos era... já que ta uma galera migrando
Hernani
Acho que uns 70% dos meus contatos do Orkut já estão no Facebook, mas continuam acessando ambos
Hernani
Eu acredito que as duas redes vão viver lado a lado por um bom tempo
Hernani
Grande parte das redes sociais nasceram assim.
Hernani
Nos primórdios, onde era a base de convites para entrar. Sou dessa época ^^
Hernani
Eu tenho olhado de outra maneira agora, demora a você se acostumar, depois fica fácil a interação
Marcos Antonio da Silva
Deixei o Orkut porque, numa palavra, ele ficou meio "fuleiro"...Mas o Facebook ( assim como toda as redes sociais de maneira geral, são um tanto quanto fúteis.
Theus
A diferença entre o Orkut e o Facebook é só uma: o Facebook tem layout. E ajax. E nem me venha que aquele carregamento ridículo do Orkut é ajax. Isso vem de um adorador do Google. Porém realista. Ainda tenho Orkut só por causa no colégio. Mas uso mesmo diariamente é o Face <3
@brunogdb
Mas o que digo é o seguinte. A cada dia, eu movo dois três amigos meus para o Facebook, e eles largam o Orkut mesmo. Entende?
Ramon Melo
Grande porcaria, depois que os brasileiros mudarem para o Facebook, vai surgir uma nova rede mais "cool" e essa lenga-lenga vai voltar. Estão pondo no Orkut uma culpa que ele não tem. As atualizações de vocês são poluídas porque filtraram mal seus amigos, adicionando qualquer um só para subir na escala de popularidade digital. Não há ferramenta social que sobreviva a uma engenharia social tão ruim. De repente, o Facebook deve ser melhor mesmo. Mas não é por causa disso que os 500 milhões de usuários migraram para lá, é por causa do hype e do marketing aplicado em cima dele mesmo. É uma questão de tempo até surgirem trocentos milhões de fakes por lá e todo esse papo se repetir. Isso só vai terminar quando criarem uma rede que proíba o anonimato, mas aí, quem é que vai se interessar numa rede social sem bobagem, sem pornografia e sem poder fazer m**** por debaixo dos panos?
Felipe Autran
Até a diarista daqui de casa já falou em sair do Orkut e ir pro Facebook.
Caio Furtado
Uns podem, outros não '-'
Matheus Wichman
Como diz o ditado "Em time que está bom não se mexe" mas neste caso o orkut estava "meia-boca" e foram tentar arrumar mas piorou.
Denis
Você diz que ele está para passar? Ele já passou faz muito tempo, hj ele é a maior rede social do mundo com mais de 500 milhões de usuários em quanto o orkut tem uns 90 mil, a maioria Brasileiro e Indiano
Sérgio Francisco
Triste mais concordo com o seu ponto de vista. Ao ver pelo o que criaram pro time que disputa o carioca do RJ, http://www.facebook.com/novaiguacunacabeca . Não vai demorar pra haver uma avalanche de coisas parecidas. O fato positivo, é que pelo menos sabemos que o Facebook cuida da saúde da rede social como nenhum outro site já fez.. espero que já tenham planos pra conter a Orkutização Brasileira.. se isso acontecer, fica de boa pô! Talvez quem sabe..adotar o mesmo esquema de comunidades, mas de um jeito meio diferente ou igual, sei lá.. idéia boa é que não falta vindo do QG deles.
Exibir mais comentários