Capa do The Daily desse 2 de feveiro
Capa do The Daily desse 2 de feveiro | Clique para ampliar

Um evento em Nova York marcou o lançamento do primeiro jornal produzido especialmente para tablets. “Novos tempos demandam novo Jornalismo”, afirmou Rupert Murdoch, o magnata das comunicações e presidente do grupo News Corp, durante a apresentação do novo produto. Realmente, o The Daily chega para mostrar que é possível fazer Jornalismo voltado para o meio digital.

Foram meses de espera, até que a News Corp mostrou para o público como pretende lidar com esse novo Jornalismo. O The Daily será diário – como o nome já sugere –, porém com um layout que lembra muito o de uma revista. Caso seja necessário, ele vai estampar plantões e notícias extremamente importantes. Para completar, há integração com as redes sociais (leia-se Facebook e Twitter) de fábrica.

A promessa do publisher Greg Clayman é que 100 novas páginas serão produzidas diariamente para uma nova edição do The Daily. As edições do The Daily sairão todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, com noticiário voltado para os Estados Unidos. Murdoch não descartou lançar o jornal digital em outros países, mas por enquanto o foco é na América.

Tem espaço para tecnologia na publicação
Tem espaço para tecnologia na publicação | Clique para ampliar

Interatividade é uma das palavras de ordem para que o jornal fosse finalmente lançado. As reportagens apresentam questionários, no melhor estilo “você sabia?”, para testar os conhecimentos do público leitor. E a área de esportes tem um design à parte, que mais lembra um aplicativo da ESPN ou algo que o valha, para exibir os últimos resultados de jogos.

Alguém tem que pagar por esse conteúdo. Inicialmente, a assinatura do The Daily custa 99 cents por semana (menos de 2 reais). Para que esse modelo de assinatura fosse viável, a Apple precisou desenvolver uma tecnologia própria para esse fim, que por enquanto só está disponível nesse jornal. A promessa, entretanto, é de que ela seja liberada para demais publicações (reza a lenda que o New York Times está louco por isso) “em breve”.

E se você não gosta de ler jornal, fique sabendo que até as palavras-cruzadas marcam presença nesse aplicativo. Bem como as fofocas do dia e recomendações de aplicativos, que podem ser baixados diretamente da App Store.

Tomara que dê certo. Parece-me que, dessa vez, Murdoch acertou. Principalmente por conta do baixo custo da assinatura.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados