Início / Arquivos / Internet /

Tubos da internet voltam a fluir no Egito

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Depois de ficar fora do ar durante quase uma semana, os habitantes do Egito tiveram sua tão amada internet de volta hoje. Os primeiros sinais de que o acesso foi restaurado apareceram nas redes sociais quando usuários do Twitter e Facebook que estão no país postaram atualizações nos seus perfis. Mais tarde, a mesma empresa de análise de rede que constatou o corte da internet confirmou que todos os provedores voltaram a operar normalmente.

Leia mais | Entenda como o governo tirou a internet do Egito

As rotas BGP já foram restauradas e um a um os provedores voltaram ao ar na manhã dessa quarta-feira. O bloqueio ao Twitter e Facebook, que estava ocorrendo pouco antes da internet ser desligada, também foi desativado em todos eles, constatou a Renesys.

A situação era tão drástica no país que o Google chegou a criar um serviço junto com o Twitter para dar literalmente voz as pessoas presas lá dentro. Eles podiam (provavelmente ainda podem) deixar mensagens de voz por meio de três números de telefone diferentes.

Ainda não está claro se foi o governo que desistiu do bloqueio ou se os provedores se rebelaram e decidiram deixar a internet fluir. Também não há como saber se um novo bloqueio irá ocorrer no futuro, apenas sabemos que por enquanto o Egito está de volta a rede. E esperamos que seja de vez.