Essa moda de chegar aos lugares e dar check-in parece que realmente pegou. O Fourquare, o queridinho quando o assunto é informar a localização geográfica, reportou um crescimento de mais de 3.000% somente no ano passado. O Facebook entrou nessa mesma onda e lançou o Facebook Places, com funcionamento similar. E agora é a vez do Google adotar uma postura a la Foursquare.

Para tanto, o gigante das buscas apelou para o Latitude, aquele serviço que você já conhece. Anteriormente, o Latitude permitia aos usuários informar sua localização em tempo real. Com a novidade, o check-in passa a ser opcional para todo mundo que quiser dizer “Estive em tal lugar”.

Google Latitude com check-in

Check-in chega ao Google Latitude

Um dos recursos mais bacanas desse novo Google Latitude é o check-in automático. Se você vai todo dia à mesma padaria para tomar café da manhã, o aplicativo vai entender esse comportamento e começará o check-in automático sempre que você entrar no estabelecimento. O mesmo vale para o check-out, que será automático, para que “seus amigos não fiquem tentando adivinhar se você ainda está naquele lugar”.

O novo Google Latitude está integrado ao serviço do Google de avaliação de estabelecimentos. Ou seja, antes de entrar naquele novo restaurante, o usuário terá como ler resenhas e descobrir se o cordon bleu ali servido é realmente bom. Como colaboração é algo importante, todos estão convidados a também escrever suas resenhas sobre estabelecimentos que estão (ou estarão) no índice do Latitude.

Bem ao estilo Foursquare de fornecer distintivos de “prefeito”, entre outros, para os usuários mais assíduos de estabelecimentos, o Google Latitude permitirá que a pessoa se torne “regular”, “VIP” ou “guru” daquele lugar em especial. Bacana seria se essa forma de identificar os clientes mais assíduos também se aplicasse aos selos do Orkut, que foram apresentados no ano passado. Fica a ideia, Google.

(YouTube)

Como de costume, todos os check-ins, check-outs e demais informações de localização geográfica são opcionais. Ele está disponível, mas fica a critério de cada um usar o serviço. Se você está a fim de dar essa chance ao Google, saiba que os aplicativos de Latitude para Android (a partir da versão 1.6) e iPhone foram atualizados com os novos recursos.

Por último, mas não menos importante: o novo Latitude permitirá enviar fotos dos lugares que estão sendo visitados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

iuriamaral
Sinceramente, tirando a parte de realizar resenhas sobre o lugar que você foi almoçar ou tomar um simples café, pra que serve esse tipo de serviço? Na minha opinião só pra se exibir que foi ou frequenta tal lugar! Mais nenhuma utilidade real além de se exibir. A as pessoas que usam com frequência esse tipo de serviço 10% são pessoas com alto poder aquisitivo e 90% são na verdade "pão com ovo, se achando Big Mac". Mas agora, parabéns ao Google por adicionar mais esse serviço ao. Ha anos uso os serviços do Google e posso dizer " Antes na mão da besta do que no caminho dela" Hehehe. Abraços!
Rodrigo Fante
Ai que está, o suposto assaltante pode estar do outro lado da cidade, você pode ter feito o check in quando saiu apenas para dizer que passou ali, você pode ter ido embora no tempo de ele chegar. Sinceramente, acho muito dificil que alguém seja assaltado por alguém que o segue no 4s e seguiu o check in dele, muito mais facil o cara pegar alguém aleatório na fila de uma lotérica. Se eu fosse pensar com esse medo todo nem sairia de casa.
Turdin
Quer uma coisa que facilite mais o assalto do que: Estou em tal lugar? É só esperar na saída ora bolas... Depois que eu sai, eu sai, dai posso falar se o lugar é bom e etc sem correr riscos =)
Rodrigo Fante
No iOS ele é um aplicativo próprio, mas basicamente o que ele faz é abrir o google maps dentro dele e mostrar onde você está, tem como configurar algumas coisas, adicionar amigos etc.
Rodrigo Fante
Nao vejo problemas nisso, até entenderia se você falasse que não gosta que outras pessoas saibam seus hábitos diários, onde frequenta o que permitiria um assalto, ou saber as horas que está fora de casa e roubar a mesma. Mas não vejo diferença entre saber na hora onde está e depois. Eu uso, não tenho problemas com isso, não sou do tipo neurótico, aliás, mesmo meu iPhone eu uso no meio da rua a toda hora, não fico pensando, pô vão roubar. Se for para pensar assim nem saio de casa, nem compro nada.
Rodrigo Fante
Achei que só acontecia comigo, e na estrada então? ontem ele errou por apenas 250Km.
Gabriel Bemfica
Só uma correção: não sei no iOS (creio que seja assim, também), mas no Android não existe aplicativo específico para o Latitude, ele é integrado ao App do Google Maps. Acho, sinceramente, que o Latitude vai seguir, contra o Foursquare, o mesmo caminho que o Orkut segue contra o Facebook. Ou o Latitude se reinventa (aproveitando o fato de que ainda é um serviço recente), ou vai continuar como está: uma cópia do concorrente.
Mike Metralha
(local em que trabalha o governador do RJ) E ele trabalha?!
Mike Metralha
Ah!!! Então é pra isso que serve o Latitude e o Foursquare?!
@brunogdb
Ainda bem que existe o Foursquare Mobile para usar no Safari, ele faz isso comigo às vezes.
@brunogdb
Eu percebi isso hoje quando eu baixei ele de novo, fui abrir o Foursquare e ele, e quando fui ver, idênticos!
Rafael The Mist
Eu brinco com um amigo que um dia ainda vão sequestrar ele, ainda mais dando check in no Palácio Guanabara (local em que trabalha o governador do RJ). Isso já é falta demais de privacidade, no meu entendimento.
Marcell Almeida
Alguém aqui usa Google Latitude? Foursquare FTW!
Caio Furtado
Google querendo dominar todo e qualquer mercado... Tadinho do Foursquare q
Turdin
Sou como os amigos acima, não confio em ficar falando onde estou e tudo mais... Talvez fazer reviews após sair até seja bacana, mas falar estou em tal lugar, ou indo pra outro lugar, isso eu não confio...
Exibir mais comentários