Acabou-se o período de testes do Google Voice, a central telefônica do Google. A empresa confirmou nessa semana que todos os seus usuários poderão requisitar a portabilidade numérica, para que seu número de telefone passe a ser gerenciado pelo gigante das buscas. Sim, é como se o Google virasse uma operadora de telefonia.

O diferencial fica por conta da maneira como o Google Voice lida com as chamadas. Uma vez que o número de telefone está cadastrado, fica a critério do usuário definir se quer que as ligações sejam direcionadas para o telefone de casa ou o smartphone. Existe a possibilidade até mesmo de atender as chamadas diretamente no Gmail, em uma interface similar à de conversa de voz do GTalk.

Agora a empresa pode ser considerada uma operadora de telefonia porque os usuários não terão mais que receber um número novo para se cadastrar no Voice. Em vez disso, um cliente da Verizon ou da AT&T tem a opção de usar o número de celular atual – que os amigos e parentes já conhecem, e muitas vezes decoram (menos a minha avó…) – vinculado ao Google Voice.


(YouTube)

Não é de graça, entretanto. Os americanos interessados na nova funcionalidade deverão desembolsar a pequena importância de 20 dólares (pouco mais de R$ 30) para que a portabilidade seja realizada com sucesso. O procedimento não leva mais do que 24 horas, segundo informou o Google.

Infelizmente o Google Voice só está disponível para americanos. Por enquanto, espero.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados