Uma plateia lotada e mais de quatrocentas pessoas conectadas por meio do streaming ao vivo. Foi essa a audiência do Mobilon, o patrão aqui do TB, na Campus Party. É verdade que já faz alguns dias que ele se apresentou para um público que queria saber como profissionalizar, mas só agora – atendendo a pedidos – eu comento a palestra do fundador deste humilde blog.

Palestra aconteceu durante Campus Party 2011 (foto: @graveheart) | Clique para ampliar

A pergunta é realmente difícil. O que fazer para tornar seu blog um projeto profissional? Para início de conversa, Thiago Mobilon esclareceu que um site lucrativo não é sinônimo de site profissional. Mais do que uma forma de trabalhar, o profissionalismo deve ser um pensamento na cabeça do blogger, que deve manter sempre sua ética e moral, seguindo em frente com disciplina em busca de seus objetivos.

Isso não é tudo, porém. Nosso fundador revelou que investir grana é fundamental para que um blog profissional dê certo (como em qualquer negócio, aliás). Pode até parecer que as coisas são de graça na web, mas o fato é que não são. Somente no ano passado houve um investimento da ordem de R$ 250 mil no Tecnoblog para financiar o crescimento do site.

Esse dinheiro foi colocado em diversas frentes. Por exemplo, os editores do site – eu, inclusive 😉 – têm carteira assinada e todos os benefícios que se espera de uma empresa de comunicação. E todos os demais funcionários são pagos. Seja colunista, redator ou desenvolvedor, no TB não há espaço para serviço gratuito.

Com um investimento dessa magnitude, os resultados vieram. Tanto o nosso número de visitantes únicos como de pageviews mais do que duplicou durante o ano passado. E o que melhor simboliza esse crescimento: o tempo online médio de cada visita saltou de 1 minuto e 30 segundos para 2 minutos e 30 segundos.

Profissionalização do seu blog com Thiago Mobilon (foto: @marcusaurelioo) | Clique para ampliar

Profissionalização do seu blog com Thiago Mobilon (foto: @marcusaurelioo) | Clique para ampliar

Um dos pontos principais para ter um blog profissional é criar soluções para as suas próprias demandas. No nosso caso, foi necessário criar uma barra de destaques própria (aquela que aparece na página inicial, abaixo do menu), com direito a drag’n’drop nativo. Mas o que dá mais orgulho no Leandro Alonso, o developer-mor do TB, é o sistema de login completamente integrado a Facebook, Twitter e Google Account. Só não se loga aqui no blog quem não quer!

Nessa semana nós tivemos mais um lançamento que comprova a vocação do TB para criar coisas novas. Entrou no ar o novíssimo TB Fórum, que é completamente diferente de tudo o que você já viu. Sabe aqueles fóruns com salas, subsalas e subsubsalas? Essa complicação não tem vez por aqui. É tudo fácil e bonito, para atrair ainda mais usuários (e para satisfação pessoal do Mobilon, que trabalha nesse recurso faz tempo).

E esses são só alguns dos aspectos que envolvem o pensamento profissional, que fará com que o seu blog prospere. Claro que não se limita a isso, pois ainda é preciso cuidar bem do conteúdo que é publicado, mandar ver em um design bacana, entre tantas outras coisas.

Se você ficou interessado, sugiro que assista aos vídeos abaixos, que foram transmitidos ao vivo. Infelizmente o segundo está com o áudio ruim (sabe-se lá por quê, mas suspeito que tenha a ver com a queda de energia durante a palestra).

Video streaming by Ustream

Video streaming by Ustream

Abaixo você encontra a apresentação do Thiago Mobilon durante a Campus Party, em forma de conteúdo do Slideshare. Fique à vontade para rever quantas vezes quiser, e use os comentários caso tenha alguma dúvida!

Dito isso, só posso desejar boa sorte para que você continue no caminho certo e faça seu site ou blog crescer de forma fenomenal. O TB está aí para provar que isso é possível. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
2:30? Eu fico horas a cada pageview! Largo a home aberta no chrome e atualizo sempre que me dá na telha, é como se fosse uma droga controlada ou algo parecido.
@gabriel_mobilon
Oi thiago, sou seu primo de sumaré me chamo Gabriel Mobilon, sou neto do Walter irmão do tio chiquinho de sumaré, abraços
Sérgio Felipe
Parabéns, encontrar Blogueiros assim é raro aqui no brasil. sempre que ganham dinheiro, gastam com bobeiras. Acho que o meu ponto de vista é igual ao seu. só ainda não consegui achar o meu nicho, ou motivações para levar a frente.
Thiago Mobilon
Dinheiro do próprio blog.
Sérgio Felipe
Diz que foi investido 250 mil no TecnoBlog Mas de onde veio este dinheiro, do blog mesmo, emprestimo, do bolso ?
@ivoduran
eu tava la muito bom! parabéns pelo blog! abraço
@JoaoPedroSachet
Alias, me lembro de ter visitado esse blog em 2006, algumas materias interessantes e tal, alguns anos depois e eu vi a Url do Tecnoblog em um tweet ai, voltei e o site evolui muito. Parabéns a todos os envolvidos.
@JoaoPedroSachet
Aee, vamos fazer uma matéria puxando o saco do patrão, quem sabe a gente ganha um bônus? :P Esses redatores do Tecnoblog...
Thiago Mobilon
Depende.. Eu poderia estar gastando toda essa grana em um imóvel, ou qualquer outra coisa, mas como acredito no projeto investi nele, seja em salários, seja em patrimônio ou em novos produtos e contratações. No final das contas, tudo demanda dinheiro e no meu ponto de vista isso também conta, de certa forma, como um investimento.
Thiago Mobilon
Lançamos nas próximas semanas.
Thiago Mobilon
Pior que fui eu mesmo! hahahaha
Luciano Schaper
Investimentos são somente coisas que entram para o patrimônio da empresa, de uma maneira geral, servidores, mesas, cadeiras... Gastos com salário como o próprio nome diz são gastos, logo não podem ser considerados investimento, mesmo que através deste o valor da marca tenha aumentado... Salário é tratado como custos, moveis são investimentos, simplificando. Mas estão certíssimos, tem de "investir" ou gastar para ter um retorno, o TB está de parabéns.
lucas guilherme
Está pra sair, mas sem data prevista.
Hugo Bessa
Mobilon, vocês possuem versão mobile do site? Seria muito interessante, pois eu sempre estou conectado no celular e como nem sempre a conexão é boa, uma versão mais leve para celular seria legal para acelerar o carregamento e economizar no plano de dados (: Aprecio bastante o trabalho de vocês, continuem assim!
@5reais
foi o @rafacst que fez esses slides, CTZZZZZZZZZ
Exibir mais comentários