A memória RAM que conhecemos hoje não é nada nova, já que teve seu conceito criado em meados de 1960. Ainda assim ela é adotada em praticamente todas as arquiteturas de computadores hoje em dia, mesmo com 50 anos de existência. É surpreendente quando um conceito dura tanto tempo no mundo da tecnologia, que está sempre evoluindo. Mas ao que parece esse conceito de memória RAM poderá ser reposto em breve. Para fora com a velha memória de acesso aleatório e que venha a memória baseada em FET: Field-effect transistor.

Memória RAM: no futuro ela será passado. Ou algo do tipo.

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte lideradas pelo professor Paul Franzon, nos EUA, a memória FET combina elementos da memória Flash e RAM em um único circuito, usando um transistor de efeito de campo com duas portas flutuantes (Floating Gate FET). Dessa forma ela consegue ser tão involátil quanto um chip de memória Flash e ao mesmo tempo ser tão rápida quanto uma memória RAM. E com um bônus: como ela não precisa de uma carga de energia constante em todos os chips, a memória pode ser desligada quando não está em uso e assim economizar energia.

Assim como todas as tecnologias novas, a memória FET ainda precisa ser extensamente testada e prototipada antes de aparecer nos primeiros computadores. Mas as vantagens que ela traz sobre a RAM já mostram que ela será uma substituta à altura.

Os pesquisadores pretendem ter um protótipo pare testes já no ano que vem. Vamos torcer para que a pesquisa evolua tão rápido quanto a própria memória promete ser.

Com informações: Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@regxr
Realmente será a precursora do SuperBoot! Mal posso esperar.
@beneportela
No caso da ROM, era porque o chip usado era gravado de fabrica e não permitia nova gravação, no caso da RAM eles queriam algum nome que lembrasse a ROM e acharam o aleatório bem adequado! Claro a ROM pode ser lida aleatoriamente, mas em geral ela é toda lida/executada e nas maquinas de hoje é copiada para a RAM e acessada de lá, por causa da RAM ser bem mais rápida! Creio que esse tecnologia ira acabar aquele velho problema, que de tempos em tempos, temo que "aumentar" a quantidade de memória no micro!
Thiago
O melhor seria a bateria não ter que dar "refresh" toda hora, o que por si só serve para manter o que já se tem na memória, logo gastasse vária watts de energia "desnecessariamente", por exemplo o meu hp que dura em média 3h poderia ganhar até 2h+ Outra coisa é a percepção errônea de que a flash usada neles seria igual a de pendrives e cartões, mas sim a de discos ssd, que não são tão descartáveis assim, porém por isso mesmo essa variadade é ainda mais cara, tomara que os preços caiam e a capacidade cresçam mais rapidamente que no passado.
Turdin
@Willian: Desde que estamos falando de hardware, e o cara vem dar "alfinetadas" em relação a SOs. E ele deve ter 13 não porque me criticou, mas pela FORMA que me criticou, essas ofensas são coisas de pré-escola.
William Kennedy
[Em resposta ao segundo comentário do Turdin] Desde quando o comentário do Matheus não tem a ver com o do Vinicius? E por que o RaphaelDDL deve ter 13 anos? Só por que te criticou? O único que está sendo infantil aqui é você cara, para de falar merda.
@TheLeeEffect
é que na verdade o nome RAM é meio inadequado, né, acho que criaram o nome RAM quando ela era a única de acesso aleatório... mas ficou com o nome pelo costume, apesar da memória ROM e flash também serem de acesso aleatório
@Kadu_NovoK
"Dessa forma ela consegue ser* tão involátil quanto um chip de memória..." O "ser" faltou no texto... ^^ (eu acho).
j2k
A memoria RAM é bem mais rápida que a Flash, mas é volátil. Então na verdade a memória flash foi usada para dar involatilidade, e não velocidade.
@foggaca
Por acaso, vc não achou que aquela foto ali é da memória FET, né?
@foggaca
Era bem isso que estava pensando aqui. Teoricamente, daria pra fazer com que o computador nunca "desligasse", em vez disso ficaria sempre em um modo semelhante à hibernação, com dua vantagem de economia de energia, mas com as vantagens de tempo de carregamento da "suspensão". Te dizer heim, curti pra caraio a idéia, me parece muito bom :D
Hernani
Evolução não perdoa ninguém. Não é mouse/teclado
Turdin
Saudades dos jogos que principalmente eram divertidos, ao contrário de hoje, que principalmente são de gráficos bons...
Turdin
Eu li o comentário do Vinicius e em momento algum critiquei ele, apenas critiquei o Matheus que não teve nada a ver com a notícia/comentário do Vinicius. Eu imagino que você deve ter uns 13 anos, então não vou nem comentar sobre você falando de burrice. Passar bem.
RaphaelDDL
Deixe de ser burro e crítico cara. O Vinicius falou da velocidade de boot fora as melhoras com gastos de energia. O Matheus, embora Linuxtard, só comentou que o boot do Ubuntu - que já é rápid0 - ficaria ainda mais. Novamente, deixe de ser burro e crítico e começe a ler os comentários como um todo, não só os replys. E mais 4 negos deram negativo. tsk tsk. Só tem 'ista' aqui ahahah ps.: Eu uso tanto Mac e Win e não tenho 'lados' com relação à OS do Note/Desktop. Mas prefiro iOS à WindowsPhone HAuassshusaASUA
@amsalau
Acredito que você entendeu, em todo caso, seria KiB, MiB e GiB, para ser mais técnico e preciso.
Exibir mais comentários