Ele ainda escreve suas mensagens à mão. Ainda assim, o Papa não pode deixar de comentar assuntos da vida moderna. O sumo pontífice aproveitou a ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais (data da Igreja Católica, devo dizer) para fazer alertas no que diz respeito ao uso que os católicos fazem das mídias sociais.

Não matarás. Não mentirás. Esses mandamentos todos nós conhecemos, mas o Papa Bento 16 também falou sobre não criar perfis falsos em serviços de relacionamento. Ele disse que os jovens devem evitar entrar em contato com perfis falsos do Facebook ou do Twitter (apenas para exemplificar), bem como criar os fakes em questão.

Bento 16 ressaltou que a internet pode ser uma excelente ferramenta para compartilhamento de informações, bem como promoção da solidariedade e criação de relações positivas. Mas nada disso tem valor se as pessoas não tomarem cuidado para não viverem em um mundo “paralelo” ou vivenciem um exposição pessoal além do necessário. Ele também criticou a publicação de informações parciais, que criem uma imagem distorcida do usuário.

Perfil fake? Sai capeta!

“Na busca pelo compartilhamento, pelos amigos, há o desafio de ser autêntico e crente, e não se deixar levar pela ilusão de construir um perfil público artificial de si mesmo”. Anotaram o recado de Sua Santidade?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados