Conhecido nas redes sociais pelo modo extrovertido com que conduz o Globo Esporte, o apresentador Tiago Leifert marcou presença no palco de jogos da Campus Party. Ele falou principalmente sobre o uso do Twitter, sobre a liberdade de expressão e sobre como lidar com os trolls.

Um dos pontos mais polêmicos do bate-papo de Tiago Leifert foi quando o apresentador comentou a liberdade de expressão. Formado nos Estados Unidos e forte defensor de como os americanos lidam com essa questão, o apresentador disse que os usuários de mídias sociais têm o direito de falar de uma etnia, grupo de pessoas ou o que quer que seja. A título de exemplo, Leifert afirmou que as pessoas têm o direito de achar que a sua raça é superior a alguma outra.

No entanto, o badalado editor do Globo Esporte também destacou acreditar em uma espécie de mantra proferido por um juiz americano que diz que “o melhor remédio para uma má ideia são mais ideias”. Ele disse repudiar esse tipo de atitude, mas que temos que defender o direito das pessoas de se manifestar contra outras pessoas, desde que não vire apologia à violência.

Leifert bateu papo com campuseiros | Clique para ampliar

“Temos que tuitar isso, argumentar contra, mas nunca pedir que a conta seja apagada”, afirma Leifert. Se uma conta é apagada por qualquer tipo de manifestação, corremos o risco de, algum momento, a nossa própria conta ser apagada depois de falarmos algo sobre o governo ou alguma autoridade importante.

Leifert garante que não bloqueia opiniões contra ele, nem mesmo nas redes sociais. O bloqueio de algum usuário só é feito quando há falta de educação, algo que ele não tolera, como quando um tuiteiro mandou um reply com a mensagem “Aê, seu arrombado!”.

Sobre as matérias mais descompromissadas no telejornal que lidera, Leifert conta que houve um choque de gestão. O Globo Esporte atual – que vai ao ar somente para São Paulo – é completamente diferente daquele que existia há alguns meses. “Faço o Globo Esporte para quem não gosta de esporte”, afirma, contando que adiciona trilhas bacanas e certos frufrus para atrair a atenção de quem não costuma assistir a esse tipo de programa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danilo
thiago eu queria ganhar essa camisa do alex poeque meu apelido e cascao
WALDER
Como alguém muito bem disse nos comentários acima,a gente tem o direito de achar que o nosso time é o melhor,nosso país o melhor, nosso presidente,etc....,só não temos o direito de impor isso.O PROBLEMA é você algum dia ser censurado por achar que um presidente NÃO é bom, ou então, se sua discordância trouxer consequências físicas,inclusive a você.A questão é quanto ao DIREITO de ter OPINIÃO, o que é muito diferente de desrespeito e violência.Vai alguém me dizer que de certa forma as pessoas não são diferentes, e que por isso são "melhores e piores" que as outra? Mas até esse "melhor e pior" é uma questão de OPINIÃO.Concordo com a frase “o melhor remédio para uma má idéia são mais idéias”.
@claudioknupp
Parabéns pra quem só entende as coisas no sentido literal! Vocé que fica indignado com comentarios como o do Tiago Leifert tem uma grande inclinação à ditadura e ao tiranismo e nem percebe.
Robson
Bom como dizem "O mundo é dos espertos" e ultimamente o que da mais ibope é polêmica, que certas celebridades adoram. O que me chamou a atenção neste artigo nem foi o "achismo" do Thiago mas ele dizer que faz o programa para quem não gosta de futebol. Realmente...os que gostam mesmo de esportes reclamam das modificações e que alguns quadros do programa saem do contexto. Sobre as redes sociais, vemos muitos jogadores e outros, envolvidos na area esportiva, falando besteira na internet e em webcans por ai, personalidades públicas que usam seus twiter's de forma descabida sem lembrar que seus fãs (muitas vezes crianças)estão assistindo e depois dizendo..."Papai quando eu crescer eu quero ser igual ao fulano".
Daniel Luiz
Isso que ele falou, se mal explicado poderia custar muito a ele, por isso eu reafirmo que ele nao foi feliz no que disse
arcanjo
Vamos ver se serei apedrejado pelo comentário acima por pessoas que não entendem ironia :P
arcanjo
DENUNCIA ! Viral da All Star. Deveria vir o texto falando que se tratava de um artigo publicitário. Isto é um desrespeito com o leitor. Estou abandonando o Tecnoblog.
Fabio Allves
Acho que Tiago trouxe novas possibilidades para TV sem ter necessariamente que fazer updates via twitter ao vivo, acho que o humor é uma boa alternativa, mas ele deve estar sempre buscando novas mídias e possibilidades. @fabioallves
Poorlyte
Presta atenção gente: o assunto é sobre o "uso nas redes sociais" da internet. O cara criar uma perfil falando que é contra uma etnia ou qqr outra coisa não deve ser proibido porque seu perfil é uma "extensão dele próprio", quer dizer: o perfil dele representa a opinião dele. Daí só pq ele expressou sua opinião, o perfil não deveria ser simplesmente deletado e/ou censurado. Sacou? O problema começa qdo ele usa esse meio para propagar a violência contra outras etnias, religiões, etc. Isso sim é discutível.
Shimatai
Engraçado vocês metendo o pau na Globo num site/blog que é patrocinado pela... GLOBO! Eu também não concordo com a Globo, acho ela manipuladora demais. Ela se aproveita do modus operandi "rebanho de ovelhinhas" do brasileiro e manipula as opiniões.
Shimatai
Quem disse que você está anônimo na Internet? Só sendo muito ingênuo para achar isso.
Caio Furtado
Afinal, é a Rede Globo né.
Caio Furtado
Claro que foi...
@OttonMoura
O Tiago se destacou na Copa e vem dando um gás novo ao Globo Esporte. Ele, como todos aqui, tem o direito de expressar sua opinião seja ela qual for, desde que se responsabilize por ela. Acredito que ele deu apenas um exemplo de liberdade de expressão. Não acredito que tenha sido algo que mereça ser polemizado...
al_maia
Acho que este comentário responde os outros de forma muito boa! =)
Exibir mais comentários