O que acontece quando você vê uma coisa legal no mundo real e quer dizer que gostou dela para seus amigos no Facebook? Não há um botão de curtir offline ainda. Mas um projeto no Campus Party pretende englobar essa parte do mundo online com o mundo offline. Com posse de um cartão RFID, um usuário do Facebook pode curtir áreas de conteúdo do evento sem mesmo sequer estar conectado à internet.

A execução do projeto é da Plankton Digital, que tem Luis Leão como seu diretor de TI. Ele é o mesmo criador do conhecido serviço Sms2blog, que integra Twitter com mensagens de SMS, então você sabe que vai sair uma coisa bacana daí.

Funciona da seguinte maneira: eles espalharam quatro cubos na Campus Party. Cada cubo contém um circuito Arduino com uma placa de rede e um leitor de RFID, além das luzes coloridas de LED. Eles são controlados remotamente de uma página interna da empresa, de onde também são selecionadas as páginas que serão ‘curtidas’ em cada cubo. Uma vez selecionadas as páginas, basta que um cartão cadastrado seja aproximado do cubo e a leitura realizada.

Para curtir uma página com o cartão RFID, você primeiro deve associar o seu cartão à sua conta no Facebook usando o site do projeto. Basta dar acesso à sua conta e depois colocar a senha que vem impressa no cartão. Você quer um desses cartões? Veja no final do post como conseguir um.

A partir daí sempre que você passar o cartão em um dos cubos, seu perfil no Facebook vai automaticamente curtir a página associada àquele cubo. E eles não serão repetitivos: os cubos ficarão em locais diferentes da Campus Party durante toda a semana, portanto você pode passar o cartão em outros cubos nos demais dias para curtir conteúdos diferentes. Nessa segunda-feira a redação do TB ganhou um desses cubos, que você pode conferir logo abaixo.

Quer ser um dos primeiros a testar esse esquema? Procure a redação do TB na Campus Party (eis aqui uma dica de onde estamos) e peça um cartão para a gente. Mas corra: temos apenas 10 deles para distribuir. 😉

Atualização às 09:15 do dia 18/01 | O pessoal da Plankton deixou mais dez cartões na nossa redação. Então se você não garantiu o seu ainda, cola aqui!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@rodrigorsena
Cara, vou pedir para o cara que vende espetinho de gato pra colocar uma dessas pra mim curtir o espetinho todo dia!
Vinícius
QR Code não é mais amplo? Digo, é só converter a URL para curtir o evento em um quadradinho preto e branco e deixar que cada um, ao escanear / acessar, faça login no próprio celular / iPhone / whatever, por um browser. Até em termos de aquisição de hardware, é mais fácil. Quem tem celular / iPhone / whatever que leia QR e tenha um browser de internet já pode ir lá e curtir a "coisa offline" pelo Facebook.
@brunogdb
Necessito de um! Tomara que ano que vem tenha iguais :D
Tiago Celestino
A Coca - Cola já tinha feito algo assim - http://youtu.be/xUv0GU5rfHg
Caio Furtado
De fato, chega ser semelhante ao pagamento de contas com o celular...
@JEFFURLAN
Show... Imaginem o que podem vir a partir desta tecnologia??? Uma ideia legal seria acoplar esta tecnologia juntamente com o Google Maps, imagine vc passar o cartão e automaticamente vc é marcado em uma determinada localidade... São varias ramificações para isso... ideias??? ideias??? Viva o amanha =]
@dmartinss
Ae! Já garanti o meu cartão! Valeu Tecnoblog!
Alexandre
Muito louco!
@cristianoss83
Nossa, muito bom!.....ja imaginei no futuro indo num wal-mart e na saida(ou no caixa) alem de pagar a conta vc no final dar um Curtir/Nao curtir e isso ir direto pra pagina da empresa. Bah, muito bom. Tomara que vire febre logo na vida real.
@lz2903
Muito bacana! em breve a ideia se espalha, e teremos o 'Curtir' em outros tipos de eventos, até mesmo em lojas[hotsites], cinemas[lançamentos]. e derivados do sistema, passando para um modelo biométrico! eita!rs
André Felipe
A Coca-Cola já fez isso em uma ação em Israel há alguns meses.
Aleo (@aleo12)
A Coca-Cola fez uma ação de um acampamento na gringa que tinha essa tecnologia, cada "curtida" em determinado ponto do local valiam badges pra criançada. Deu um buzz legal, já q as "curtidas" iam direto para o facebook da galera. Legal terem desenvolvido algo parecido no Brasil. :)
Gabriel Oliva
Foda!
Matheus
Gostei da idéia, mas pensei que era algo com foto tipo assim.
Turdin
Muito foda, imagino aplicações disso no cotidiano!
Exibir mais comentários