Um grupo de estudantes de bioengenharia da universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveu uma versão do clássico game oitentista Pac-Man. Só que na versão deles do game, o jogador troca o velho e bom personagem digital amarelo por uma bactéria de verdade, que é guiada por um labirinto enquanto come bolinhas microscópicas.

Chamado de Pac-Mecium – em homenagem à célula usada no jogo, o paramécio – o experimento foi desenvolvido pela equipe do professor Ingmar Riedel-Kruze, que colocou o pobre ser unicelular numa pequena porção de fluído, enquanto seus movimentos são controlados através de um joystick que libera impulsos elétricos que o fazem mover na direção escolhida. Como o jogo é transmitido para a tela de um computador por meio de a uma câmera ligada a um microscópio, os cientistas também conseguem manter um ranking com as melhores performances no jogo.


(YouTube)

“Esperamos que ao brincarem com algo que envolve a biologia numa escala tão pequena que não é possível ser vista a olho nu, as pessoas notem como eles processos são incríveis e se interessem mais pelo assunto”, afirmou o professor Riedel-Kruze ao site The Register.

Aos que estão preocupados com possíveis sinais de crueldade no experimento, o professor lembra que os paramécios “são formas primitivas de vida incapazes de sentirem dor”. “Estamos falando de um jogo feito com eles microscópios. Não faremos nada parecido com organismos maiores”, diz.

Com informações: The Register.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Luiz
E se houver alguem fazendo a mesma coisa com a gente?? Seremos todos "bonequinhos" do The SIMS??? BEODEUS!!!
@brunogdb
Estou imaginando o jogo Invaders xD
William Kennedy
Só não entendi por que este post está com a tag "gente besta". PS: Espero o dia que poderemos jogar com prisioneiros querendo ser libertados :D #gamer
Gabriel Silva
Hahuahuahsuahsua... Interessante... :D [As bactérias servirão para alguma coisa, além de causar doenças!!]
@mosblenarufa
esperando uma versão reload como essa de Rei leão...
JosephDiniz
se tem alguém incomodado com os maus tratos aos paramercios deveria abolir de sua vida todo e qualquer antibiótico, afinal isso causa a morte em massa de milhares de bactérias!
Caio Furtado
WTF? Oo
bawlaw
realmente a destruicao que eles fizeram foi terrivel.. algo comparavel com a bomba atomica e tudo haver com o conteudo do topico.
@doh
Os paramécios “são formas primitivas de vida incapazes de sentirem dor”, os seres humanos são seres primitivos incapazes de perceberem que estão destruindo o próprio planeta.
@vitorrigonibx
MUITO IRADO!! Daqui a uns dias estaremos jogando shooters com prisioneiros que querem sair da prisão e se submetem a serem controlados pro um mlk de 12 anos. #Gamer