Se você está começando a se preocupar com a possibilidade do Unity não rodar com boa velocidade nessa carroça que você insiste em chamar de computador, pode respirar aliviado: a Canonical pensa naqueles usuários que não trocam de computador a cada seis meses e preparou uma versão 2D do Unity, especial para aqueles computadores muito velhos ou que possuem uma placa de vídeo sem suporte a 3D (ou que até possua aceleração 3D, mas não rode muito bem no Linux).

Roda que é uma belezinha

Assim, será possível rodar duas versões do Unity, uma com aceleração 3D pela OpenGL, cheio de efeitos e afins, e outra em 2D, baseada no QT, mais simples porém mais leve. Além de poder usar o bom e velho Gnome, é óbvio.

E, se você é daqueles que não aguenta esperar nem um minutinho que seja para testar uma novidade, saiba que já existe um repositório com uma versão de testes do Unity 2D, que funciona tanto nas versões beta do Ubuntu 11.04 quanto na versão 10.10. Para instalar, execute os comandos abaixo, em sequência, no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:unity-2d-team/unity-2d-daily && sudo apt-get update
sudo apt-get install unity-qt-default-settings

Execute um logoff, e na tela de login escolha “Unity Qt” como gerenciador de janelas. Lembrando, mais uma vez, que isso deve, se possível, ser feito em máquinas de teste, e não em ambientes de produção.

Com informações: OMG! Ubuntu

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

diegoribeiro
alguem sabe com salvar a sessão no ubuntu unity 11.04? obrigado
Edilson
Pessoal! Experimentem para quem não conhece o recurso easystroke(disponivel na central de programas), com ele é possivel realizar tarefas como abrir, fechar, minimizar e o que mais voce quiser com gestos do mouse(o programa vem zerado e cabe a voce ir colocando os movimentos do mouse e o comando que ele deve realizar). Com ele voce pode deixar a tela livre de botoes, icones, etc(o que faz sobrar espaço em telas pequenas, e nas grandes tambem porque não?). Depois de pegar a pratica com este recurso não faz muita diferenca a interface, na verdade voce vai preferir um sistema mais limpo. Esse recurso foi inicialmente feito para tela touchscreen, mais funciona com o mouse e te da uma agilidade impossivel de se obter clicando em icones, botoes, etc...
LHRS
Achei bem interessante instalei no meu notebook pra testar, mesmo tendo uma configuração "boa" ficou meio pesado , esperarei para ver se até na versão final do 11.04 eles melhoram se não melhorar reinstalei o 10.10, mais no meu desktop deixarei o windows mesmo por causa dos games.
Ribamar
É... Não gostei do Unity! Acho firula demais! O velho Gnome me satisfaz plenamente. Mas devemos dar vivas ao maravilhoso Linux, tão somente pela liberdade de escolha!
[email protected]
testei aqui,depois até removí de raiva, nada se compara ao GNOME, não troco ele nem pelo KDE, imagine pelo Unity, beleza não é tudo.
Gabriel Lisboa
Eu gostei da versao Netbook remix 10.10!!!!!!
@Fireballmaker_
O Gnome vai ser mantido como opção de UI no Ubuntu, lê o texto lá de novo. O Ubuntu não vai largar o GTK tão cedo, embora essa seja uma tendência inevitável, se a Canonical desejar popularizar o sistema.
@Fireballmaker_
Essa é a beleza do Linux, não é? A liberdade e o poder de personalização, mais até do que a segurança e a estabilidade. Eu tenho um apego muito grande ao GNOME e seu visual minimalista, assim como muitos preferem o KDE e sua similaridade com a interface Windows. O Unity será apenas mais uma opção, para quem deseja maior desempenho gráfico. É preciso criar aplicações mais pesadas para o Linux, quem sabe assim as fabricantes tomam vergonha na cara e invistam mais na plataforma? É crer para ver... O Unity parece ruim numa tela grande, mas experimente usá-lo numa tela de 10" (um tablet, por exemplo). É um ganho de interface significativo, sem abrir mão da beleza gráfica.
Caio Furtado
Somos dois.
@trovalds
"...e outra em 2D, baseada no QT..." GTK pra que, né? E tome encher o Ubuntu de libs bloatware pra ficar "bonitinho". Além de fazerem o Unity como fork do Gnome, agora metem um pouco de KDE na bagunça. Depois não sabem de onde sai tanto bug no Ubuntu. Desenvolvimento "a toque de caixa" e de quebra mais essa agora. Esqueçam estabilidade ou funcionalidade 100% antes do 12.xx e olhe lá.
@brunoferreira_
Ai sim, contagem regressiva.
JoseRenan
Ainda vou esperar uma versão beta do Ubuntu para testar, ela chega em fevereiro. Também quero ver o Gnome-shell, parece bem legal.
Italo
Gostaria de saber se o código vai estar disponível junto com o lançamento da nova versão do Ubuntu, assim poderia verificar se funcionaria com outras distros...
@AntonioVeras
Ansioso para ver este Unity, porém sem esquecer do velho e bom Gnome.
Alisson Melo
Eu ainda continuo batendo na mesma tecla. O Unity pra mim foi a pior coisa que a Canonical lançou, não por ser pesado, meu PC do milhão roda muito bem, mas pelo estilo meio netbook. Também não achei legal alguns efeitos, até porque efeito de mais acaba sendo chato e meio fresco, (se sabe, né). Mas não tem problema, meu Gnome vai continuar firme e forte com os efeitos do compiz
Exibir mais comentários