Lady Gaga, Rihanna, Katy Perry, Kanye West e muito mais. Se você quer assistir ao videoclipe de um desses artistas, provavelmente vai esbarrar com um player no YouTube que apresenta a marca d’água de outra empresa: VEVO. É que todos esses músicos são representados comercialmente por empresas coligadas ao VEVO, que utilizam esse site para ganhar dinheiro.

O acordo do VEVO com o YouTube prevê que a marca do último apareça no player de vídeo, bem como a receita com publicidade seja dividida entre os dois. Isso só era possível na versão web do YouTube, mas agora os dispositivos móveis terão acesso a esses mesmos clipes.

E o Android é a primeira plataforma a contar com uma forma diferenciada de apresentar os videoclipes fornecidos pelo VEVO. A equipe de desenvolvimento do YouTube informou ontem que o aplicativo do YT para Android conta com uma atualização que habilita a visualização dos clipes. Basta atualizar o aplicativo no Android 2.2 (Froyo) ou superior para ter acesso aos clipes musicais.

Isso só é viável porque o YouTube para Android passa a exibir publicidade nas páginas de vídeos do VEVO. Antes de assistir a um videoclipe, o internauta terá que ver algum anúncio comercial, cujos dividendos serão – mais uma vez – repartidos entre o Google e o VEVO.

Katy Perry chega oficialmente ao YouTube para Android (imagem: divulgação/YouTube)

Não é somente a visualização pura que foi liberada. O YouTube para Android vai permitir aos usuários que acessem informações mais completas sobre os artistas. Por exemplo, se você gosta da Rihanna e quer saber a biografia dela, a página de vídeo permite fazer essa consulta. Encontrar mais músicas daquele artista fica mais fácil com “Faixas desse artista” (Artist’s tracks), que lista todos os videoclipes disponíveis no YouTube para assistir que são daquele cantor, banda musical etc.

A busca dentro do YouTube para Android foi melhorada para refletir essas mudanças. Desde ontem, o usuário que procura por Katy Perry encontra um ícone de nota musical nos vídeos que são, na verdade, videoclipes oficiais fornecidos pelo VEVO. Quer testar? Procure por “California Gurls”, um dos sucessos da artista.

O pessoal do YouTube já avisou que a sua intenção é colocar os clipes viabilizados pelo acordo Google/VEVO em outras plataformas (leia-se iOS).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@helder
Talvez para iOS nem exista tanta prioridade, pois já existe um aplicativo do própio VEVO com tudo isso e que não valida geolocalização :)
Caio Furtado
Oo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Acontece -not
@brunogdb
Instalou custom ROM?
@brunogdb
Instalou ROM?
Lucas Braga
Tô com Froyo (2.2) no meu Magic, abs
Jairo
Fato é que eles ganham e a gente NADA..
Gabriel Silva
Hmmm, interessante... Mas se tem uma coisa que eu odeio no YouTube são aqueles anúncios que aparecem na parte inferior dos vídeos, isso incomoda quando estou assistindo a vídeos legendados. :P
Sr. Sem Papo
Caio Agora que reparei que seu avatar é o Pikachu! O.o Achei q era vc.. KKK
Caio Furtado
Eu só costumo segurar meu smartphone com as duas mãos, quando eu deixo ele na horizontal. Oo
Caio Furtado
Não, não... Com California GURLS, a Katy Perry quis se referir a "moçada" (Girls + Guys) da California... Pois ela se refere as mulheres em si, e também - provavelmente - aos homosexuais. q
@mosblenarufa
Você segura o celular de 4 polegadas com as 2 mãos?
issamu
Isso só pode ser palhaçada. Logo agora que consegui instalar a versão 2.1 do android, eles vem e dizem que essa do YouTube só funciona para quem tem 2.2 ou superior. Tá rindo de quê ?
Natalia
Anderson, só muda o jeito de escrever, o significado é o mesmo.
Sr. Sem Papo
Katy Perry nos SmartPhones? A Arte se segurar seu SmartPhone com uma mão vem ai ...rsrs
marcoc2
Alô VEVO, pede pra HTC Brasil atualizar o Android do Magic para o 2.2 que eu assisto um monte de publicidade dos vídeos pra gerar alguns "dividendos" pra vocês.
Exibir mais comentários