Lady Gaga, Rihanna, Katy Perry, Kanye West e muito mais. Se você quer assistir ao videoclipe de um desses artistas, provavelmente vai esbarrar com um player no YouTube que apresenta a marca d’água de outra empresa: VEVO. É que todos esses músicos são representados comercialmente por empresas coligadas ao VEVO, que utilizam esse site para ganhar dinheiro.

O acordo do VEVO com o YouTube prevê que a marca do último apareça no player de vídeo, bem como a receita com publicidade seja dividida entre os dois. Isso só era possível na versão web do YouTube, mas agora os dispositivos móveis terão acesso a esses mesmos clipes.

E o Android é a primeira plataforma a contar com uma forma diferenciada de apresentar os videoclipes fornecidos pelo VEVO. A equipe de desenvolvimento do YouTube informou ontem que o aplicativo do YT para Android conta com uma atualização que habilita a visualização dos clipes. Basta atualizar o aplicativo no Android 2.2 (Froyo) ou superior para ter acesso aos clipes musicais.

Isso só é viável porque o YouTube para Android passa a exibir publicidade nas páginas de vídeos do VEVO. Antes de assistir a um videoclipe, o internauta terá que ver algum anúncio comercial, cujos dividendos serão – mais uma vez – repartidos entre o Google e o VEVO.

Katy Perry chega oficialmente ao YouTube para Android (imagem: divulgação/YouTube)

Não é somente a visualização pura que foi liberada. O YouTube para Android vai permitir aos usuários que acessem informações mais completas sobre os artistas. Por exemplo, se você gosta da Rihanna e quer saber a biografia dela, a página de vídeo permite fazer essa consulta. Encontrar mais músicas daquele artista fica mais fácil com “Faixas desse artista” (Artist’s tracks), que lista todos os videoclipes disponíveis no YouTube para assistir que são daquele cantor, banda musical etc.

A busca dentro do YouTube para Android foi melhorada para refletir essas mudanças. Desde ontem, o usuário que procura por Katy Perry encontra um ícone de nota musical nos vídeos que são, na verdade, videoclipes oficiais fornecidos pelo VEVO. Quer testar? Procure por “California Gurls”, um dos sucessos da artista.

O pessoal do YouTube já avisou que a sua intenção é colocar os clipes viabilizados pelo acordo Google/VEVO em outras plataformas (leia-se iOS).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados