Quando você vê alguém falando em App Store, imediatamente pensa em qual empresa? A Apple acredita que a maioria das pessoas associa o termo com os seus serviços. E, não por acaso, a empresa entrou com um pedido de registro de marca no Escritório da Marcas e Patentes dos Estados Unidos. Quem não gostou muito da história foi a Microsoft, que está tentando justamente o contrário: fazer com que a Apple não receba o direito da marca.

As alegações da empresa liderada por Steve Ballmer é de que App Store é um termo muito vago. Realmente é, já que app é uma abreviação para “aplicativo”, enquanto store significa simplesmente “loja” em inglês. Seria um termo de uso muito comum e genérico para virar uma marca, acreditam os advogados da MS.

Em contrapartida, a Apple de Steve Jobs defende que App Store só tomou o significado que tem hoje depois que ela foi apresentada no iPhone. Ou seja, o smartphone da maçã teria sido o responsável por popularizar o termo, o que faria dele uma legítima marca. A Apple ainda usa os jornalistas para justificar que a opinião pública comumente associa App Store à loja da empresa.

Mais um serviço da grife App Store

Recentemente a App Store ganhou mais importância graças à chegada da Mac App Store, mais um serviço fornecido pela Apple. Que eu saiba, a Microsoft não tem nenhum serviço que adote nome similar. O motivo dela ter se metido nessa história é que virou um mistério. Pura birra, talvez.

Ambas as empresas apresentam ponderações interessantes. De qual lado você está?

Com informações: Terra Brasil

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados