Hackear smartphones para rodar sistemas operacionais diferente dos seus originais já virou moda: basta sair um aparelho qualquer que a corrida pelos melhores hacks começa, para ver quem consegue rodar um SO diferente primeiro. E no caso do Nexus S, novo celular com Android do Google, o feito foi realizado não apenas com um sistema, mas dois: MeeGo e Ubuntu.

(YouTube)

No vídeo acima podemos ver o Nexus S dando boot com o MeeGo. Segundo o dono da façanha o hack ainda está meio crú e poucas funções estão realmente ativas, mas já é possível vislumbrar novos releases do sistema da Nokia para o celular do Google. Na verdade, pelo andar da carruagem, não seria nem um pouco surpreendente se víssemos uma versão utilizável do MeeGo para o Nexus S antes da Nokia finalmente um aparelho com esse sistema.

Mas não é só isso: Como o método para rodar é MeeGo é absurdamente simples, e nem mesmo exige modificações maiores no aparelho, o mesmo método foi usado para rodar também o Ubuntu no Nexus S. O resultado você vê abaixo:

próximo passo: executar o Kurumin

Assim como o MeeGo, o port do Ubuntu ainda está em estágios iniciais, mas se você quiser entender o processo (ou é o sortudo dono de um Nexus S e gosta de fortes emoções), pode acompanhar a discussão com as instruções de instalação e desenvolvimento do MeeGo e do Ubuntu no fórum XDADevelopers.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Show.
@brunogdb
iOS? Se eu pudesse já estava com dual em vários sistemas! No Mac eu faria dual com Linux na mesma hora!
Rardgi
Esses caras que participam dó XDA são uns monstros... Manja muito... Da gosto de ver =P
@felipecorcam
Eu tenho um iPhone jb, instalei o tema do Nexus S nele!!! Muito bonito e talz, só aumentou minha vontade de ter um!!!
Alexandre
Bom, tenho um nexus S mas nao gosto de emocoes fortes (+medoo). ta legal "só" com o Android "pao de gengibre" ;)
Caio Furtado
Eu sou da opinião de que, se eu tenho o smartphone/notebook/PC eu quem devo escolher o SO, afinal o produto é meu. A não ser que ele seja exclusivo e fechado como o iOS e o MAC.
Caio Furtado
Ai sim, viu...
Jairo
Concordo em parte , mesmo porque essas customizações foram feitas por terceiros , então não existe garantia de que seja 100 % funcional e seguro, pode ate mesmo matar seu hardware, tipo o sujeito solta uma customização que força o clock do processador... enfim coisas desse tipo..
Gabriel Silva
Sinceramente, não acho graça em colocar um OS diferente, seja em smartphones, seja em computadores. Eu sou assim: gosto de tudo do jeito que deveria ser e ponto final. :P
Augusto
N8 com Gingerbread =D
Marcos Pulido
isso alimenta o sonho de comprar um celular (somente o hardware) e escolher qual sistema você quer rodar! quem sabe daqui algum tempo!
@brunogdb
[2]
Ticiano
Com o bootloader aberto, o céu é o limite. :D