Esse é um dia triste para os donos de iPhones e iPads. Desde a manhã de sábado (8 de janeiro), o VLC está fora da App Store, e ao que tudo indica, sem chance de retorno. O motivo? Como já havíamos comentado, divergências de licenciamento do VLC com o licenciamento de aplicativos na App Store.

Quem baixou, baixou. Quem não baixou, não baixa mais

A iniciativa partiu da própria Apple, com base nas reclamações e na ameaça de processo feita por Remi Denis-Courmont, desenvolvedor do projeto VLC. Segundo Remi (e outros desenvolvedores), se o VLC original está licenciado sob a GPL, a versão para o iOS deve manter a mesma forma de licenciamento. Mas no caso da App Store, todos os aplicativos baixados possuem DRM e podem ser instalados em no máximo cinco dispositivos diferentes atreladas a uma mesma conta.

Aparentemente, a Apple achou mais simples remover o aplicativo da loja, ao invés de discutir na justiça ou mudar sua forma espartana de licenciamento.

No fim da história, perdem todos: donos de gadgets da Apple, que não poderão mais baixar um ótimo player de vídeo, e a comunidade open-source, que, apesar de estar com a razão nessa história, acabará saindo como a grande vilã de tudo.

De qualquer forma, se você ainda quiser ter um celular com um player que toca qualquer tipo de áudio ou vídeo, tudo o que precisa fazer é comprar um Android. 😛

Com informações: OSNews

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Nossa, uma pena mesmo, mais quem tem androide não tem problemas com isso, ainda bem.
Henrique Rissi
Se você não tem capacidade pra atualizar é só levar prum técnico, possivelmente ele nem vai cobrar grande coisa, ou leva pro teu amigo nerd, simples. Larga mão de ser retard de ficar falando besteira.
Rodrigo Fante
Não defendo o iOS religiosamente amigo, sou o primeiro a mudar assim que encontrar algo que me atenda melhor. Estou pouco me lixando para Apple, ou qualquer companhia, não pagam minhas contas.
Rafael R
Galerinha, Estava aqui me distraindo nesse debate. Acho importante visar uma coisa, existe algo chamado mercado, e algo chamado empresa, e algo chamado politica de empresa. O android tem por natureza a gratuidade e abertura, visando o seu criador google, empresa que disponibiliza serviços fundamentais e gratuitos na internet.Isso tem pontos possitivos e pontos negativos. O Iphone/Ipad, são de outra empresa, que preza o fechamento e venda, lembrando que ela lançou uma das maneiras mais lucrativas de se vender conteúdo na web (itunes).(isso também tem pontos positivos e negativos) O que quero dizer é que você sabe como são as empresas, você sabe como são os sistemas, e se a apple tirou um app da loja, eu achei extremamente previsível, faz parte da politica e da metodologia da empresa, ela divide o lucro, e retira apps que não se adequem a ela. Acho que a VLC já deveria saber disso, e elaborar um produto que atendesse as especificações (apple). O que eu quero dizer é que gostos a parte, quem quer livre, procura o livre, quem quer o preso procura o preso.As empresas e produtos são assim quando você compra, você tem que se informar. Eu uso apple, e na minha vida profissional (editor de vídeo) sempre tive menos problemas, principalmente com a estabilidade do sistema. E devo isso a uma política mais fechada da apple. Mas isso é opinião e experiência pessoal.Acredito que muitos de vocês podem gostar mais de outros hardware`s e sistemas operacionais, eles devem combinar mais com o que precisam, e com o que desejam em uma plataforma. Obrigado
Daniel Luiz
"Eu chamei de tard quem fugiu dos argumentos e partiu para infantilidade e começou a defender o sistema religiosamente, ou seja, apenas baseado na fé de que ele é melhor." Isso signfica que voce SE CHAMOU DE TARD?
Jonathan_jmf
E quem já tem o VLC???
Rodrigo Fante
Mas o iOS também possui boas opções, isso não é desculpa.
@Fireballmaker_
Acredito que por uma questão de necessidade. O Android já apresenta boas opções de reprodução de vídeos, então essa versão do app não seria tão necessária quanto a versão do iPhone. Os desenvolvedores têm de se adequar ao mercado, mesmo quando estão no open source.
Rodrigo Fante
Eu chamei de tard quem fugiu dos argumentos e partiu para infantilidade e começou a defender o sistema religiosamente, ou seja, apenas baseado na fé de que ele é melhor. Eu sou o tipo de maria vai com as outras de software, mudo assim que achar outro melhor, sempre gostei mais de mac, até que um dia que comprei meu mac e estava feliz. 6 meses depois lançam o Windows 7, e ele virou meu queridinho. Se amanhã aparecesse uma distribuição Linux que fosse boa o bastante para o meu uso eu mudaria na hora. Portanto quando digo que hoje considero o iOS o melhor sistema móvel, não quer dizer que amanhã não vá mudar, depende do que a concorrência oferecer.
Daniel Luiz
Rodrigo Fante, Nao se esqueça que foi voce quem começou a chamar a galera de tards, isso pra mim nao é opinar educadamente, voce nao quis apenas dar sua opiniao, voce quis que todos a engulissem como verdade absoluta. E isso nao é legal, cara, nao mesmo. Eu nao sigo a onda da maioria geek, pelo contrario, curto Symbian, e nem por isso nunca desrespeitei a galera que gosta do robozinho verde, ou da maçanzinha gay, ops maçanzinha mordida(nao pude me controlar).
João Berdeville
Abre portas? Lembre-se do Antid0te que deixa mais seguro que o aparelho sem Jailbreak, adicionando ASLR. Ah, e lembre do Jailbreak Me, que fazia Jailbreak nos iOS Devices com iOS 4 por meio de um mero .pdf.
Rodrigo Fante
Eu concordo plenamente com você, não existe melhor para todos, existe melhor para um grupo.
Rodrigo Fante
Mais um inventando coisas, onde escrevi que o Brasil é ruim? Disse que somente no Brasil iPhone é status, o que é a realidade. Aprenda a interpretar textos e não invente coisas, argumente, não ataque.
Rodrigo Fante
E onde está escrito que acho o iOS o único bom? onde está escrito que o Android é ruim? O problema é que vocês não aceitam opiniões contrárias, leia todos os comentários e veja de onde os ataques pessoais partiram, eu apenas opinei, respeite a opinião, assim como respeito a sua, não ataco, argumento, você gostando ou não do argumento.
Patrik
Não use o Opera como exemplo. Pra mim é o melhor navegador. Sem dúvida tem um potencial de crescimento de usuários muito grande. Também gosto e uso o firefox e o chrome. Outra coisa, voce mesmo disse que não teve contato com Symbiam 3^. Duvido que tenha tido contato com o Meego.
Exibir mais comentários