Início » Arquivos » Brasil » Google: dominação no Brasil e na Índia

Google: dominação no Brasil e na Índia

Avatar Por

Gigante pela própria natureza. Esse é o Google, ainda mais quando estamos falando dos mercados de internet do Brasil e da Índia: de acordo com pesquisa da comScore, o Google domina 30% do tempo que os brasileiros passam na internet. Na Índia esse índice é um ponto percentual menor. A média global é de 9,4% do tempo.

Em resumo: a cada uma hora gasta na internet, brasileiros passam em média 18 minutos no Google.

És belo, és forte, és risonho e límpido.

És belo, és forte, és risonho e límpido.

No entanto, é preciso esclarecer que a pesquisa se refere a páginas mantidas pelo Google, e não somente ao negócio de buscas da empresa. Essa dominação tem um motivo que todos nós conhecemos: Orkut. Enquanto que no resto do mundo Facebook e MySpace são as redes sociais líderes, no Brasil e na Índia é o Orkut quem faz o papel de rede social mais importante.

Segundo dados da comScore, 90% das buscas feitas na internet brasileira são através do Google, 71% das buscas em mapas são no Google Maps e 43% do tempo gasto em blogs são no Blogger/Blogspot.

Andrew Lipsman, diretor de análise da indústria na comScore, disse ao New York Times que a dominação do Google nos mercados brasileiro e indiano é história, uma vez que a empresa se lançou nesses mercados quando ainda iniciavam seu desenvolvimento. Como consequência, o Google conseguiu se tornar o buscador padrão, além de ter sua marca estendida a outros serviços.

Ainda nos falta saber como o Bing, que planeja inaugurar sua versão 2.0 e anunciou hoje uma busca visual, pretende concorrer no Brasil e na Índia. Enquanto não oferecer busca inteligente, como faz nos Estados Unidos, isso será um verdadeiro problema. [NY Times]

Comentários

Envie uma pergunta