Já faz algum tempo que o Skype passou a oferecer videoconferência. O próximo passo na área, logicamente, era oferecer videoconferência em grupo, com mais de 2 pessoas por vez. E foi isso que eles fizeram na versão 5.1 beta do programa, lançada no ano passado. Hoje essa versão saiu da fase de testes mas trouxe com ela um pequeno inconveniente para quem usava a videoconferência grupal: a função agora é paga.

Quer mostrar seu gatinho para a familia? De graça não dá mais.

Usuários do Skype precisam optar por assinar o pacote Skype Premium para ter acesso à videoconfereência grupal. Também é possível escolher um passe diário do pacote que dá acesso à mesma característica por 24 horas apenas. O preço é de US$ 8,99 pela assinatura e US$ 4,99 pelo passe diário. Quem escolher assinar a função até o final de fevereiro no plano trimestral ou anual ganha desconto de 33% no valor da assinatura.

Novos usuários do Skype poderão testar a chamada em vídeo grupal durante 7 dias de graça, mas a partir desse período deverão escolher uma das opções pagas se quiserem continuar conversando com mais de uma pessoa por vez por vídeo no programa.

Essa é uma escolha estranha em termos de modelo de negócio, principalmente agora que a função de videochamada está se popularizando cada vez mais. Mas veremos se dá certo ou não.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Esta bem carinho mesmo, tomara que mudem isso para free.
João Pedro C. Motta
Não acho que pegou de surpresa, era gratuito em uma versão de testes, e não em uma versão definitiva.
João Pedro C. Motta
É sério que tu acha 9 doláres caro? Um mcdonalds é mais caro que isso cara.
João Pedro C. Motta
9 obamas por mes, eu acho justo
João Pedro C. Motta
Eu acho justo, se você quer usar, que pague pelo serviço.
William Kennedy
Acabaram nada! Agora dá pra fazer swings virtuais com melhor qualidade UHAEUAHUEHAUHEA
Talita Souza
O Skype é uma empresa e não uma instituição de caridade. Estão certos, têm que cobrar mesmo! Fizeram nome, ganharam mercado, investiram dinheiro nisso! O único problema é que o usuário fica meio perdido e é pego de surpresa porque uma coisa que ele utilizava gratuitamente passou a ser paga. Mas tenho certeza de que quem utilizava esse tipo de serviço por necessidade (de trabalho, p.e.) continuará fazendo.
Rafael Avelino
Não vejo problema(só em pagar!!rsrs) porque quem for fazer um video conferencia com muitas pessoa com certeza é empresa então terá o dinheiro para investir. S´poderiam mudar para pagar só acima de 2 ou 3 pessoas...rs
@brunogdb
AAH! ninguém quer fazer algo para fazer chat em grupo no MSN não? =/
Breno Brito
E o pior... beeeem caro. 5$ pra usar 1 dia no modo avulso! Nuhh!
@mosblenarufa
O unico motivo existente para que as pessoas usem face time e skype para videochamadas era por ser gratuito(o skype se sobresaindo pela pluralidade de plataformas). Agora que deixou de ser gratuito não vale mais a pena(na minha opinião)
Caio Furtado
Realmente. Eu nunca usei, mas sei que ela era bem útil. Acabaram as orgias virtuais ;/
@Fireballmaker_
Não acho que oferecer esse serviço pago seja um absurdo, mas 9 dólares por mês é um preço caro demais, na minha opinião. Quanto sai a assinatura anual? O site diz que oferece, mas não informa o preço.
Alessandro Amador
Shit. Pagar para fazer chamadas em grupo é triste.
Jairo Henn
Infelzimente é ruim mesmo! Um coisa tão boa ficar paga! Espero que revejam e mudem isso! Mas como alternativa podemos utilizar o OOVOO que é parecido com o Skype!
Exibir mais comentários