No começo parecia ser apenas mais um rumor ou uma prova de conceito qualquer, e não um tablet que seria comercializado normalmente. Mas as informações aos poucos começaram a se organizar e tomar forma: a TENQ, uma empresa chinesa especializada em tablets, deve lançar um tablet com o Ubuntu ainda no começo de 2011.

Infelizmente, virá com o Ubuntu Netbook Edition

Na teoria, o P07 (nome do tablet) parece ser uma máquina de qualidade considerável: tela touchscreen de 10 polegadas, processador Intel Atom 1.6 GHz, 2 GB RAM, e um disco rígido sólido de 32GB. Além disso, tem: uma webcam, suporte a 3G (opcional), duas portas USB, Wi-Fi, Bluetooth, HDMI e leitor de cartões.

O preço ainda não está definido, e a TENQ promete o lançamento para o começo de 2011, se nada der errado.

A versão do Ubuntu será a Netbook Edition 10.10, e eu espero que eles personalizem bastante o sistema. Não consigo imaginar o Netbook Edition e o visual Unity sendo usado em tablets sem um bom trabalho de adaptação. Na verdade, não consigo imaginar o Unity sendo usado para nada, mas aí é uma questão pessoal.

Dificilmente o P07 será um iPad Killer, mas dependendo do preço e da qualidade final do tablet, esse lançamento pode ser uma opção interessante para quem quer adquirir um tablet barato mas não se adaptou ao Android.

Com informações: GizChina

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Seria muito bom de não tivesse o Ubuntu. :D
Oliver Rodrigues
"Na verdade, não consigo imaginar o Unity sendo usado para nada, mas aí é uma questão pessoal." [2]
@brunogdb
Mas você tem razão O.O
@brunogdb
Não atrapalhou, o Ubuntu é muito melhor, você faz o que quer quando quiser, acho que foi o melhor sistema que eu já mexi, e outra, você não é preso à uma loja de aplicativos nem nada, use como quiser, imagine se botasse um Mac ou Windows, #failtotal, até um Android pegaria bem, mas eu acho que o Ubuntu é uma ótima escolha!
Guilherme Mac
Poderia ter um processador ARM. A bateria iria agradecer =_=
Guilherme Mac
Unity estpa muito bonito e muito bom para tablet. Mas alguns recursos ainda não estão pensados para tablets, pois tem um espaço para contatos com dedos muito pequenos. Dá a sensação que vc vai apertar vários botões ao mesmo tempo.
Guilherme Mac
Tem que ter aceleração via hardware. A Canonical está voltando a o Ubuntu para novos computadores mesmo. Mas de qualquer forma dá pra mudar pro Gnome normal.
Guilherme Mac
Parece, mas pode ser 4 losangos empilhado, nunca se sabe.
Kadu
hahaha Epic Fail do fabricante!
Caio Furtado
Ah, tá. Então se ele rodasse Windows, seria melhor? Vejo a Claudinha sentando no lugar dela neste momento. q
fatecano
Coloquei o Unity aqui no meu Ubuntu 10.04 LTS e não me agradou muito não. Prefiro o visual do bom e velho Gnome. Mas sei lá, dependendo de como essa fabricante adaptar (se é que ela vai fazer isso) ao tablet, pode até ser que fique legal.
bawlaw
o Unity ja ta sendo usado nos netbook remix des da versao 10.04 se nao me engano.. já ta bem adaptada... pra mim o maior problema é para colocar o unity no desktop.
Irio
Alguém conhece um tablet low-end com tela capacitiva e Android (estilo o M002, que não acredito ser capacitiva)?
Alisson Melo
ah, e se não tiver uma placa de vídeo de 256MB nem roda legal.
Alisson Melo
Pra falar bem sério não vejo o Unity rodando nem em PC. Bem, até que eu não costumo falar mal do Ubuntu, mas esse Unity é muito pesado,(sério).
Exibir mais comentários