O Migre.me liberou nessa semana uma nova ferramenta que vai ser a menina dos olhos de analistas de mídias sociais e profissionais afins. Se você sempre se perguntou quantos usuários viram aquele seu tweet, o serviço brasileiro vai solucionar essa dúvida com uma forma inédita de calcular o alcance dos tweets e retweets dentro do Twitter.

Para visualizar a nova funcionalidade basta acessar a consulta de URLs encurtadas, nessa página. Lá você coloca o finalzinho do endereço criado a partir do Migre.me cujos dados você está curioso para descobrir. Inicialmente essa ferramenta servia para contar cliques em um link, mas agora tem estatísticas bem mais completas.

Aí está o "alcance" | Clique para ampliar

Entre as informações está o cálculo matemático que por enquanto é apelidado de abrangência. Eu conversei com o Jonny Ken, fundador e programador-chefe do Migre.me, que explicou como funciona: ele soma o número de seguidores não repetidos de cada usuário que tuitou a mensagem. Se um post do TB é retuitado por 50 pessoas, o Migre.me soma o número de seguidores dessas 50 pessoas e de todas as outras que usarem o link.

Com isso nós temos uma noção de quantos usuários do Twitter foram impactados pela mensagem tuitada. No tweet sobre a queda nos preços de Macs brasileiros, por exemplo, a mensagem foi retuitada por 47 usuários. Com isso o sistema calcula que quase 48 mil usuários viram o tweet (que continha o link criado via Migre.me, naturalmente).

O próprio Jonny já apontou que esse cálculo não é totalmente seguro, uma vez que não considera tweets de usuários repetidos. Por exemplo, se duas pessoas tuítam o link e um mesmo usuário vê a mensagem, esse usuário vai ser contado duas vezes. Ainda não existe uma maneira de considerar essa interseção de usuários, mas Jonny não descarta essa função para um futuro serviço pago do Migre.me.

Até onde sei nenhum encurtador de URLs conhecido oferece funcionalidade similar, o que comprova mais uma vez que a inovação brasileira pode muito bem solucionar os problemas que a internets nos apresenta. Parabéns ao Migre.me pela ideia genial!

Atualização às 19h41 | A redação do texto foi alterada.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Muito bom mesmo o Migre.me, show. :)
acustodioo
Pois é, sem querer da uma de chato a ideia é muito boa, mas fazer isso é super simples. O próprio twitter vai lançar um serviço de estatísticas bem mais avançado e de GRAÇA http://migre.me/3zvHr OBS: Não tenho nada contra o migre.me eu mesmo só uso ele, foi apenas uma observação que pensei ao ler o texto.
Kleber
Interessante.. o próprio bit.ly ainda não conta com este recurso realmente. E para quem acha que seria difícil descontar os seguidores repetidos, não é. É extremamente simples! hehe
@stenio_melo
Outra iniciativa brasileira, nova, e muito boa é o Postedby.me - http://postedby.me . Trata de uma ferramenta pra você criar Postagens rapidamente, sem necessidade de login, cadastro, etc. É uma alternativa pra quem não tem blog talvez. Vocês podem até achar parecido com o Tumblr ou Posterous, mas o grande diferencial dessa ferramenta Brazuca é que não é um blog e você não precisa estar atrelado a um login pra postar. É pra quem realmente precisa postar um conteúdo rapidamente. Vale a pena conferir
@ricklopez
HAUHAUHUAHUAHUAH!!!! Foram passear! HAUHAUHUAHUAHUHA! Tá tirando que eu morri de rir com isso. Nunca usei o migre.me usava um outro 3.ly pela quantidade de caracteres ser menor...
EDI LOPES
Cara eu tb usei muito o migre.me mesmo com as quedas que houve. mas o tipo de relatorio oferecido pelo goo.gl e muito phoda. ele da de que site a pessoal clicou, de que pais, de que OS e de que navegador. mas to de olho no migre.me
Gabriel Silva
Nossa, o próprio criador vem aqui explicar. Isso é que é desenvolvedor. :D
Gabriel Silva
Nossa, e quem disse que os Brasileiros (com B maiúsculo, mesmo!) não conseguem? Adeus bit.ly, olá Migre.me!! :D
João Henrique
Ótimo, mas, nem todos os usuários ficam online, e quando estes entram, o link pode não estar na timeline! Mas valeu o esforço!
Jonny Ken
Olá Murdock Ele já contava os cliques :). A contagem é o número de followers das pessoas que tuitaram o link! Abraços Jonny
Gabriel Oliva
Migrando do bit.ly pro migre.me em 3, 2, 1...
Murdock
Fiquei na dúvida se ele conta leitores do tweet ou cliques no link.me
nascii
ótimas novidades da ferramenta, sem dúvidas. mas duvido um pouco desta "soma de número de seguidores não repetidos" - daria um trabalhão desconsiderar os seguidores em comum de cada perfil que tuitou o link, não acham? bom, mas enfim, parabéns ao jonny pelo avanço!
Rafael Ziggy
Fala Thassius! Belíssima iniciativa do migre.me e Mr Jonny Ken, mas atualmente o Scup (serviço pago) oferece essa funcionalidade independente do encurtador. Chamam também de abrangência. Só uma observação baseada no último parágrafo. Todos deveriam ter isso, mesmo que ainda não havendo uma intersecção de seguidores repetidos, é um dado a mais para avaliar. Abraços!
@brunolemos
Uso o migre.me porque nao tive problemas e nao vi outro que conta cliques. Mas acho que o designer poderia dar uma repaginada no site e o webdesign arrumar alguns links quebrados.
Exibir mais comentários