Ao anunciar o iPhone 4 e sua câmera frontal, Steve Jobs especificamente disse que o modo de videochamadas FaceTime só funcionaria com o aparelho conectado a redes WiFi. Poucos meses depois, certas empresas desenvolvedoras de aplicativos de ligações atualizaram seus programas para suportar a câmera do iPhone, mas mantendo a restrição de usá-la apenas por WiFi. Hoje o Skype quebrou essa regra ao lançar uma atualização para iOS que traz suporte para videochamadas tanto por WiFi quanto por 3G.

Captura de tela de videochamada rápida com o leitor Lucas

Usuários do iPhone 3GS, iPhone 4, iPad e iPods Touch de 3ª e 4ª geração podem realizar videochamadas com a versão 3.0 do Skype para iOS, já disponível para download no iTunes. Mas o envio de vídeo está restrito, obviamente, aos dispositivos que contam com uma câmera. Assim como nas chamadas de voz, a qualidade das videochamadas varia de acordo com a velocidade da conexão do usuário. O programa também faz ligações de vídeo entre usuários do Skype para Mac e PC, desde que estejam rodando versões atualizadas do aplicativo.

A atualização não era exatamente uma surpresa, visto que um artigo de suporte avisando da nova função já havia vazado no site da empresa no começo da semana. Mas especulava-se que a data do lançamento da atualização seria na semana que vem durante uma coletiva de imprensa do Skype na CES 2011. Agora que o novo programa já está na rede, imagino o que eles deverão anunciar.

Atualização às 14:50 | Com a chegada da videochamada, os usuários do Skype para Mac e PC agora também podem compartilhar a tela com usuários de dispositivos iOS. Mas lembrando: dependendo da conexão, o vídeo pode não ter a melhor das qualidades, como demonstrado abaixo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
A Apple deve estar mechendo os pauzinhos pra conseguir uma forma de bloquear...
@jowweb
Eu gostei demais da atualização. Nem vou comprar mais a webcam kkkk. WebCam é coisa do passado, já superei! ;)
João Berdeville
Nokia N95. Lançado no mesmoan (Ou em 2006, me esqueci) já tinha videochamada via 3G.
Caio Furtado
Falem por vocês, eu acho ótimo!
@brunogdb
Eu achei que a Apple iria botar esta versão pra correr
@leocristovao
Eu nao sei mais como fazer compartilhamento de telas agora com o novo skype 5.0 só sabia nas versoes 4.0 comofaz?
Bruno
Agora a Apple vai se mover e Facetime vai ter q ser liberado pra PC e pra 3G...se não vai ficar para trás!
Bruno
Qualquer aparelho? Me fala qual!
Daniel Drumond
Falta pra Android! [2] =D (Aliás, o aplicativo Skype para Android tá um lixo! =/)
@Fireballmaker_
Ou porque já faz videochamadas, sem restrições, há anos, a partir de qualquer aparelho com câmera frontal.
@Fireballmaker_
E ainda ficou mal-feito, já que só funciona dentro de uma rede Wi-Fi, e só de iPhone 4 para iPhone 4. E ainda falam mal do meu Symbian de 500 reais, que faz chamadas em vídeo para qualquer telefone compatível (nativamente), PC ou Mac há anos. Deve ser a falta de um app com nome legal.
João Berdeville
Eu já usei no iPhone 4 de um amigo. A função é legal, porém muito restrita apenas aos aparelhos da Apple. E pelo Wi-Fi (3G apenas com ferramentas disponíveis no Cydia, ou seja, Jailbreak). Sinceramente, eu dispenso. É uma idéia legal que se torna desnecessária devido as suas limitações. Ou todos os seus amigos tem iPod touch 4/iPhone 4/Mac?
Alessandro Johnny
Gente que fala que o FaceTime é desncessário, deve ser porque nunca usou de verdade.
@leocristovao
Que ótimo! meu ipod touch 4g vai chegar amanhã! ja vou poder testar essa maravilha! =]
@mosblenarufa
Estamos falando do IOS,se ele tivessem adicionado "facetime"(o termo facetime é mais cool que videochamada)para linux,provavelmente inventariam uma desculpa para retirar da app store... Infelizmente,a apple é um paraiso controlado por tiranos...
Exibir mais comentários