Os índices de criatividade nas equipes de desenvolvimento dos navegadores mais populares nunca estiveram tão baixos. As interfaces estão cada vez mais parecidas, bem como os recursos mais recentes – como o agrupamento de abas, que foi primeiramente apresentado no Opera 11 –. De qualquer forma, nunca achei que o pessoal da Mozilla fosse copiar tão descaradamente o Chrome, mas parece que é isso mesmo o que vai acontecer.

Veja só:

Você já viu essas abas próximas ao título do aplicativo em outro lugar...

O Firefox 4 estaria mais próximo do Chrome por conta da exibição de abas próximas ao título do aplicativo. Isso já é presente no navegador do Google faz muito tempo, já que é uma forma de economizar pixels, que podem ser usados para exibir mais conteúdo. Como o Google é mão de vaca, cada pixel acaba sendo importante, resultando no visual bastante minimalista do Chrome 8.

E a próxima versão do Firefox estaria indo pelo mesmo caminho, se depender de versões do aplicativo que um desenvolvedor liberou antes da hora. Aí estão as abas próximas ao título. No caso do Firefox, essa forma de visualização só seria liberada quando o aplicativo estivesse maximizado. Mas como as versões de desenvolvedor do Firefox 4 com essa novidade ainda não foram publicadas, não temos como saber exatamente como isso vai funcionar no futuro navegador – se é que vai funcionar, é bom que se diga.

Download | Mozilla Firefox
Baixatudo | Mozilla Firefox

Com informações: DownloadSquad

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Milles Maverick
Odeio chrome, só uso firefox
Fer
Safari - HTC?
Fer
Exatamente! As pessoas simplesmente fazem aquela pergunta idiota: "A, grande coisa, mas o que ela vai fazer com meus dados?" Se alguém te espiona-se mas não fise-se nada seria legal? Não, pois é invasão de PRIVACIDADE, e quando esse alguém precisar, ele vai fazer alguma coisa com o que descobriu!
Fer
Pelo menos o IE não te espiona!
Fer
Como se focem as duas ultimas bolachas do pacote!
@LUCASP_V
Concordo que o Firefox 4 está realmente idêntico ao Chrome, mas também não vamos generalizar. O IE9 também está tentando se igualar ao Chorme, assim como o Opera 11. E além do mais, a Mozilla precisa mudificar o visual do Firefox que, cá entre nós, esta meio antigo.
Marcelo
Olá Thássius, lí suas impressões, estranhei quando você disse que achou o Opera vagaroso, uso o opera, o chrome e o Firefox no dia-a-dia e sem dúvida ele e o Chrome são os mais rápidos, considero também o Opera muito estável, já fiz um teste onde abrí vários sites em abas nos três browsers e deu pra abrir uns 70 sites ao mesmo tempo no Opera e ele funcionava perfeitamente bem enquanto os demais travaram em torno dos 40/50 sites, infelizmente onde o Opera peca muito é nos addons, ele sempre foi muito pobre nesse sentido, mas eles existem a algum tempo, em versões enteriores eram chamados de Widgets e agora mudaram para Extensões como no Firefox, espero que nessa nova versão esse recurso deslanche. Ah, não sei se faz diferença mas meu SO é Windows e não o OS X.
William Kennedy
É incrível como as pessoas insistem em discutir a superioridade do Opera... triste.
@mannnq
e que navegador começou com o sistema de abas? e que hoje é presente em 'todos' os navegadores?
Macedo
Pela velocidade da Mozilla devemos ter até o final deste ano o lançamento do beta de número 40 e a versão final deve sair após o mundo acabar ou seja lá pelo final de 2012.
Thássius Veloso
Oi Marcelo. Eu já testei o Opera 11; aqui estão as minhas impressões.
Marcelo
Na boa Thássius, seu post está errado, não tem nada a ver essa sua comparação do Firefox com o Chrome, você deveria ter instalado e testado o Opera antes de fazer o post, aí sim você veria que o Fifefox está ficando IDÊNTICO ao Opera, esse recurso das abas no topo já existe a muito tempo nele, acho que foi o Opera ou o Safari que começou com isso. E ao contrário do que disseram anteriormente, não estou falando isso por ser um "fanboy tosco" do Opera, apenas acho que deve-se dar crédito a quem de direito e nesse caso é o Opera. Sobre os browsers, já usei IE, Firefox, Opera, Chrome e Safari e acho que cada um tem suas virtudes e defeitos, e a tendência é que eles se tornem cada vez mais parecidos, cada um copiando aquilo que o outro tem de bom. Na minha opinião, cada um deveria experimentá-los e usar aquele que se adequar melhor às suas necessidades.
@Fireballmaker_
É desculpável, mas não aceitável. Dá para instalar o Firefox (com suporte a extensões) num pen drive e levar para onde precisar: http://portableapps.com/apps/internet/firefox_portable Eu uso nos computadores da faculdade que usam o Windows XP (pirata) e o eu não tenho privilégios de administrador para instalar um navegador decente.
@Fireballmaker_
Não, o IE não serve nem para isso. Esqueceu daquele vírus em Flash espalhado via Orkut?
Daniel Luiz
EDI LOPES, para pessoas normais que so acessam a internet pra saber das fofocas ou entrar no orkut, o chrome é mto bom (ate o IE serve pra isso). Mas para quem realmente tem interesse em tecnologia, o opera é supremo, está sempre a frente dos outros em funcionalidades.
Exibir mais comentários