Estou certo de que já aconteceu contigo: você está no seu Twitter tranquilamente vendo as besteiras atualizações interessantíssimas que seus contatos publicam na timeline quando aparece aquele link que aparentemente leva para uma foto. Ao abrir a página, você se depara com uma imagem que de alguma forma foi modificada, pois as cores não são as mesmas e a moldura é meio curiosa.

Das duas uma: ou o usuário não sabe tirar fotos, ou ele estava usando um aplicativo chamando Instagram, que realiza essa mágica toda. O Instagram é responsável por adicionar defeitos especiais nas fotos, para que elas se assemelhem àquelas imagens antigas, feitas com câmeras analógicas muito sentimentais.

Essa megaprodução fotográfica só foi possível graças ao Instagram (foto: @luccks)

Acho que já deu para perceber que eu não sou um fã do Instagram. Mas, pelo visto, eu sou dos poucos internautas que não aprovam o serviço. A empresa por trás dele anunciou recentemente um agradável – e impressionante – crescimento em sua base de usuários. O Instagram já conta com nada menos que 1 milhão de pessoas, que o utilizam para manipular fotos e depois compartilhá-las em vários serviços (o principal deles é o Twitter, sem dúvida alguma).

Esse número é ainda mais impressionante depois de saber que o aplicativo foi lançado em 6 de outubro desse ano. Ou seja, foram dois meses e alguns dias para chegar numa marca que orgulha qualquer startup. E o melhor é que vejo as pessoas do meu Twitter usando e falando bem do Instagram, o que significa que ele agrada mesmo.

Download | Instagram (iTunes)
Baixatudo | Instagram

Seria essa a vitória da fotografia ruim frente à alta definição que as câmeras digitais trouxeram? Ainda não sei. De qualquer forma, é notável que o Instagram inaugurou uma nova forma de compartilhar fotografia, que não apenas registra o momento, mas permite que ele seja facilmente manipulado pelo usuário antes de compartilhar a foto com basicamente o mundo inteiro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados