Nessa época de viagens de férias, sabem o que pode ser uma grande dor de cabeça? Partir para a viagem e esquecer o carregador do seu celular para trás. Aí começa aquela cruzada em busca de alguém que tenha um celular da mesma marca para emprestar o carregador. Não mais, se os novos padrões europeus se alastrarem para cá.

O carregador universal para todas as marcas já estava combinado há mais de uma ano, mas apenas agora os órgãos responsáveis concluíram a definição e formalização dos padrões que devem ser seguidos pela indústria. Entre as empresas que concordaram estão Apple, Motorola, Nokia, RIM, Samsung e Sony Ericsson.

O conector utilizado por todas elas para carregar seus celulares será o Micros-USB. Os primeiros aparelhos já seguindo os novos padrões devem começar a chegar ao mercado nos primeiros meses de 2011.

A comissão responsável espera que o carregador seja predominante dentro de dois anos e seus benefícios serão observados tanto pelos consumidores quanto pela indústria. Como bônus, também se espera que a padronização promova uma maior reutilização dos carregadores, causando um impacto ambiental positivo desta maneira.