Ao que tudo indica, o governo russo andava meio Putin com a supremacia de aplicativos proprietários nos orgãos do governo e resolveu o problema na base da força: todos o governo russo deverá migrar para o Linux e outras alternativas livres até 2015, com o início das operações já no primeiro quadrimestre de 2011.

Aberta temporada de caça ao software proprietário

A ordem, assinada pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, é detalhada em um documento (que pode ser lido aqui) contendo 25 passos que deverão ser tomados para que a migração ocorra com sucesso. Entre os itens, temos: treinamento e qualificação dos usuários, tradução de programas, adequação de sistemas, criação de pacotes e até repositórios públicos próprios para o governo.

Tudo muito bem explicado e com datas específicas para acontecer. Bem diferente da situação brasileira, em que o uso do software livre já foi até mesmo usado em campanhas eleitorais passadas, mas acabou virando uma novela de erros depois.

Se bem que, não custa lembrar, essa não é a primeira tentativa do governo russo de tentar migrar sua base de computadores para soluções livres, parcial ou de forma plena. A diferença é que dessa vez a ordem partiu e foi assinada pessoalmente pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, e como podemos ver pela imagem acima, se o primeiro-ministro russo dá uma ordem, é um sinal claro de que essa ordem deve ser executada.

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Realmente épico o trocadilho, ri litros!
Marcell Almeida
Putinha? digo digo, Putin?
Rangel
Assim que eu gosto: LINUX na veia!!! :)
Marcoscs
JAMAIS!
SUECOO
Nego comenta aqui num sabe nem quem e o Primeiro ministro GOOGLE PRA VC kkkkkkkkkkkkkkkkk
Guilherme Mac
Putin é o primeiro-ministro. Medvedev é o presidente.
@Fireballmaker_
Não é só uma questão de economia, tem que se pensar na segurança também! Software proprietário é uma caixa-preta, cujas chaves estão nas mãos dos fabricantes. Para um governo (ou uma grande companhia), isso é um risco imenso, como foi possível observar em ataques recentes ao Google e a computadores do governo iraniano. É lógico que o software livre não acaba com o problema, mas o modelo colaborativo dele faz com que a solução de problemas e a correção de bugs seja mais rápida e mais eficiente.
Rodrigo Fogagnolo
Se isso foi assinado pelo Putin, então é já tem um tempo, pois o primeiro-ministro da Rússia é o Medvedev
bawlaw
depender da boa vontade de empresas norte americanas é muito ruim.. imagina num pais como a Russia, que deve ter ainda raiva dos EUA.. bem.... melhor ir treinando russo... teremos bastante trabalho pela frente xD
bawlaw
eu uso linux.. hahaaa piada fraca.. :/
Guilherme Mac
Sim, software livre é política do governo federal, mas eles mesmos afirmaram que a adoção está mais lenta que o esperado. Se pensar em toda complexidade do Brasil, seu tamanho e órgãos burocráticos (não no sentido pejorativo, mas técnico), é normal que não se faça isso de uma hora pra outra. Mas parece que "forças misteriosas" também ajudam a frear a adoção.
Caio Furtado
Será que com o código livre vão reverter a Reversal Russa? ;x
Caio Furtado
Eu ri também, KKKKKKKKKKK. Mas esperava esse trocadilho do Thássius ou do Rafael. Parabéns Paulo! ><
Marcoscs
Banco do Brasil também usa Linux.
Guilherme Mac
Lobby, principalmente da Microsoft, é muito grande no Brasil. Vamos ver na Rússia o que vai dar.
Exibir mais comentários