Na tarde de ontem o Skype começou a enfrentar problemas em sua rede, que fizeram com que milhões de usuários perdessem a conexão com o serviço e não pudessem mais acessar as conversas por voz. Quase 24 horas depois, a empresa ainda não conseguiu reativar o serviço para todos os seus usuários, por incrível que pareça.

Skype volta a funcionar aos poucos

Segundo a empresa, o problema foi causado por uma falha no software que eles utilizam. O Skype conta com uma infraestrutura semelhante ao P2P – ou seja: completamente descentralizada -, com supernodes (supernós, em tradução livre) que viabilizam a conexão entre os usuários no momento de realizar as conversas. Uma vez que a falha foi identificada, os engenheiros da companhia iniciaram a correção, que ainda não está concluída.

O Skype calcula que atualmente cerca de 10 milhões de usuários já possam usar os serviços de VoIP, que foram plenamente reativados. No entanto, ainda tem gente que não consegue se conectar à rede do Skype, uma vez que a solução encontrada por eles demora para ser propagada por todos os supernodes.

A conexão pode até ter voltado, mas os serviços do Skype não estão livres de falhas momentâneas, pois o restabelecimento não foi total. O Skype alerta que mensagens de atualização podem levar mais tempo para serem enviadas, bem como as videoconferências podem ser mais vagarosas do que o normal.

Só faltou eles revelarem quantos usuários continuam sem acesso à rede de VoIP. Ontem houve relatos de pessoas no Windows, Mac OS, Android e iPhone OS (entre outras plataformas) com dificuldades de usar o Skype. Esse número agora é bem menor, segundo o Skype, inclusive com o serviço funcionando nas diversas plataformas.

Download | Skype
Baixatudo | Skype

Não deixe de contar nos comentários sobre a sua experiência com o Skype: o serviço já voltou a funcionar ou o apagão do VoIP continua para você? Pelo menos aqui na redação do TB o serviço de VoIP está de volta, funcionando plenamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados